A plataforma completa para a sua igreja viver seu propósito com excelência

Tudo integrado na melhor solução para a sua igreja

  • BLOG
  • SOLUÇÃO EM GESTÃO
  • SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • CARREIRAS
  • ATOS6 / GESTÃO

Diaconia na igreja: como o Atos6 entra nesse cenário?

por Emanuelle Mello · 25 de abril de 2022

diaconia na igreja

“Diakonia”, segundo as Escrituras, é o termo grego que significa “serviço” e é encontrado no Novo Testamento cerca de cem vezes. Muito além do ministério de diaconato presente nas igrejas, a diaconia é o estilo de vida – na igreja e no cotidiano – dos discípulos de Jesus que, uma vez impactados pela sua postura, agora a copiam.

No cotidiano das igrejas, a diaconia é uma palavra-chave e exerce um papel central. Ela não se resume apenas ao voluntariado em projetos sociais, mas é expandida para todos os âmbitos da igreja e se caracteriza como a essência dos irmãos que cultuam ao Senhor em comunidade.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa temática e também vai entender o que a plataforma Atos6 tem a ver com esse cenário. Continue conosco!

A Igreja em Atos dos Apóstolos 

Depois da ascensão de Jesus ao Céu, os discípulos continuaram espalhando o Evangelho a todas as pessoas, aos judeus e aos gentios. 

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.” (Atos dos Apóstolos 2:42 – 44 – NVI).

Contudo, os primeiros problemas da igreja começaram a aparecer quando os irmãos se multiplicaram e a igreja cresceu. Em Atos dos Apóstolos, no capítulo 6, encontramos:

“Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento.” (Atos 6:1 – NVI)

Nessa ocasião, os primeiros diáconos foram levantados: eram pessoas de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria, responsáveis por cuidar das questões administrativas da igreja. Sua função era, muito além de apenas “servir mesas”, zelar para que o trabalho do Reino se concretizasse com excelência e eficiência.

Podemos concluir, portanto, que a diaconia na igreja tem a ver com…

#1 O cotidiano da igreja

Não há como existir cotidiano da igreja sem diaconia: uma vez que o serviço foi a característica mais marcante no ministério de Jesus, consequentemente deve ser a identidade da igreja em todos os cenários também.

“como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mateus 20:28 – NVI).

Tudo o que é realizado dentro da igreja, portanto, em todas as programações e em todos os departamentos, possui um objetivo comum: servir ao Senhor e aos irmãos. Assim, desde o acontecimento dos cultos, a realização das células e dos eventos, o louvor, a pregação e os projetos sociais – tudo isso é Diakoneo, serviço.

#2 Suporte para a proclamação da Palavra

A decisão dos Doze em levantar pessoas específicas para suprir o problema o qual estavam enfrentando, surgiu justamente para que eles pudessem se dedicar ao ensino da Palavra e o fizessem com excelência.

Diante disso, podemos constatar: a diaconia está sempre alinhada à Palavra, e não existe diaconia sem ela. Para que um pastor consiga se dedicar ao ensino e ao pastoreio das ovelhas dentro da igreja, ele precisa de pessoas dispostas a ajudá-lo com as outras funções. Afinal, não tem como ele fazer tudo sozinho.

Isso nos leva ao próximo tópico:

#3 Delegação de funções

A diaconia na igreja também está fortemente atrelada à delegação de funções. Assim como os Doze apóstolos não conseguiriam pregar a Palavra e servir as mesas ao mesmo tempo – cuidando das funções de pastoreio e de gestão por conta própria, eles levantaram pessoas de confiança.

Dentro das igrejas de hoje, o mesmo deve acontecer: a igreja deve ser dividida em departamentos para que a gestão seja mais efetiva e para que todos os membros sejam cuidados e acompanhados.

Da mesma forma, é preciso ter alguém (uma equipe, na realidade), responsável pela gestão das finanças, outra pela gestão dos eventos, outra pela comunicação da igreja, pelo cuidado com a limpeza, pela liderança de cada ministério, e assim por diante.

A diaconia na igreja, nesse sentido, caminha lado a lado com a gestão eficaz.

Como o Atos6 entra nesse cenário?

A diaconia e a sustentabilidade em uma igreja certamente são exercidas através de pessoas comprometidas e que têm zelo pela casa do Senhor. Mas você sabia que existem também ferramentas para ajudar a igreja nessa tarefa?

Sustentar uma igreja implica manter as finanças, os ministérios, as células ou pequenos grupos e a membresia sempre sob controle, monitorando cada progresso e zelando para que o trabalho de todos os setores seja feito com excelência.

Uma plataforma digital de gestão é ideal justamente nessa tarefa: não sobrecarregar os pastores e a diretoria das igrejas com o trabalho manual e proporcionar o auxílio que precisam de maneira eficiente e facilitada.

O Atos6, dentro desse cenário, é o diácono digital que a sua igreja precisa. Nossa plataforma é a solução na palma da mão para o crescimento da sua igreja em todas as áreas. 

Com o Atos6, é possível:

  • aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
  • conhecer a fundo os membros;
  • acompanhar novos convertidos;
  • receber doações mensais de qualquer lugar;
  • gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
  • fazer gestão de pequenos grupos ou células;
  • fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
  • gerenciar eventos.
AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA!

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!

—————————————————————————————————————-

Leia também: Atualizações da plataforma Atos6 | Março: novas funções e melhorias nos módulos de gestão de células e gestão de pessoas

Tags: atos6diaconia na igrejadiácono digitalgestão de igrejas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGUIR:

  • Próximo história 5 tarefas que devem ser feitas ao planejar um evento na sua igreja
  • História anterior O purê de batatas – Abe Huber | Dica de leitura Atos6

CATEGORIAS

E-books gratuitos

ciclo de vida de células

Gestão de igrejas Blog © 2019. Todos os direitos reservados.