6 dúvidas mais comuns dos novos líderes de célula ou pequenos grupos

A liderança de uma célula exige esforço, dedicação, zelo, serviço, amor pelas pessoas e, principalmente, temor e devoção ao Senhor. E por isso, certamente que ela carrega diversas responsabilidades – pessoas precisam ser cuidadas, a célula precisa crescer e multiplicar, os discípulos têm de ser instruídos e treinados… é até normal que algumas dúvidas surjam entre os líderes de célula, não é?
Sabe quando você acabou de abrir sua célula – ou de multiplicar – e se vê diante de um desafio tão novo que, ao mesmo tempo que é um privilégio, também é um pouco assustador? Não se preocupe, você não é o único. Mesmo que você já tenha passado pelo treinamento de líderes e pelo preparo que é devido, algumas dúvidas e inseguranças sempre existirão.
Neste artigo, você vai descobrir as 6 dúvidas mais comuns entre os novos líderes de célula ou pequenos grupos em uma igreja – e como resolver cada um desses dilemas. Continue lendo!
A liderança de uma célula
Uma célula não nasce, cresce e multiplica de uma hora para outra. Na realidade, para que isso aconteça, é necessário tempo, perseverança e amadurecimento. Da mesma forma acontece com um líder.
Ao contrário do que muitos pensam, a liderança não é apenas uma habilidade nata e que não pode ser conquistada ou aperfeiçoada. O líder, pelo contrário, é formado e moldado a cada dia, a partir de aprendizados e experiências.
Tornar-se um líder, na realidade, é um ciclo – cada vez, algo novo é absorvido, aprendido e posto em prática, sem um fim exato. É assim com o líder e com a célula em si.
Já conhece o ciclo das células? Antes que ela cresça visivelmente e multiplique, diversas etapas precisam ser executadas – todas elas são fases necessárias e extremamente fundamentais para o sucesso do pequeno grupo. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do nosso e-book!
6 dúvidas mais comuns dos novos líderes de célula ou pequenos grupos
Elencamos a seguir as 6 principais dúvidas dos novos líderes de célula ou pequenos grupos. Esperamos te ajudar!
#1 E se minha célula não crescer?
Mas se a célula não crescer, o que deve ser feito? Isso sinaliza que não nasci para ser um líder? Que ainda não estou pronto? Que devo fechar a célula?
Certamente essa é uma das dúvidas / inseguranças mais comuns entre os líderes de célula que assumiram esse compromisso recentemente. Na realidade ela é, também, um dos principais motivos pelos quais muita gente evita ou rejeita liderar uma célula, sem sequer considerar a possibilidade.
Porém, embora essa insegurança seja comum a tantas pessoas, precisamos te dizer que ela não deve paralisar o novo líder, nem desencorajá-lo. Quando há dedicação por parte do líder e dos membros da célula – que está firmada em Cristo e em estratégias efetivas – não tem como uma célula não crescer.
O crescimento numérico é, nesse caso, uma consequência – ou um fruto – espontâneo.
Leia também: 10 atitudes de um bom líder de célula | Estratégias para nutrir seu pequeno grupo e fazê-lo avançar
#2 E se os membros da célula sentirem falta do líder anterior?
Essa é uma das dúvidas específicas dos novos líderes de célula que saíram de uma multiplicação: a célula anterior cresceu tanto que, o líder dela a multiplicou em duas e o enviou para liderar esse novo grupo. Surge então, a insegurança: “e se os membros da célula não gostarem de mim da forma como gostavam do outro líder?”
O problema em questão parece tão pequeno, não é? Mas na realidade, ele paralisa muita gente. Para resolver essa situação, elencamos alguns fatos para você:
- Se o líder recém-enviado foi treinado e já exercia um papel importante na célula anterior – como um líder em treinamento – certamente os membros da célula enviada o verão, sem nenhuma dificuldade, como um líder efetivo imediatamente ao envio;
- O carinho dos membros da sua célula pelo líder da célula-mãe sempre existirá, mas isso não significa que esse carinho anula a construção de um relacionamento líder-discípulo entre você e seus novos liderados;
- Esse tipo de pensamento apenas impedirá que você voe mais alto como líder.
Sem falar que cada líder possui sua própria essência: comparar-se nunca é o caminho.
#3 Mas e se eu não nasci para ser um líder?
Liderança não é só habilidade nata ou um dom restrito apenas a algumas pessoas. A liderança é, na realidade, construída e lapidada continuamente: necessita de investimento, experiência, referências e conhecimento.
Portanto, esse argumento – que também se caracteriza como uma das dúvidas dos novos líderes de célula – não possui qualquer valia. Se você ama o Senhor, ama as pessoas e é apaixonado pela visão celular, então nada te impede de liderar um pequeno grupo.
Outras habilidades necessárias à liderança, como: oratória, comunicação, delegação de tarefas, organização e gestão de pessoas – todas elas podem ser trabalhadas.
Leia: A formação de um líder | Dica de leitura Atos6
#4 Qual é a característica que deve ser mais marcante em mim enquanto líder?
Em suma, todas as características de Jesus enquanto líder aqui na Terra.
Embora fosse o próprio Deus, Cristo foi humilde e serviu em tudo o que fez. Tratava as pessoas com gentileza, mansidão e bondade, instruía em amor, era temente ao Senhor e estava sempre em oração.
Um líder de célula deve sempre manter em mente que, apesar de sua posição, quem faz a obra efetivamente é o Espírito Santo, mesmo que ele tenha as melhores habilidades de liderança, dinâmica e oratória.
A humildade é, portanto, a característica que deve se sobressair em todos os líderes.
#5 Como se portar diante de uma frustração?
As frustrações são inevitáveis na vida de todo ser humano. Além disso, a liderança não torna uma pessoa isenta do desânimo, das dificuldades e da vontade de desistir.
Portanto, quando isso acontece, algumas medidas precisam ser tomadas:
- Aproxime-se de outro líder ou de seu discipulador: você não precisa passar pelos momentos difíceis sozinho. Contar com um ombro amigo e um ouvido atento é indispensável;
- Peça conselhos a um líder experiente: se a liderança é algo ainda novo para você, trocar experiências e pedir conselhos a um líder que já passou pelo que você está passando é fundamental;
- Abra sua situação ao seu líder em treinamento: deixe seu líder em treinamento saber que você precisa da ajuda dele – ainda mais nesse momento. Essa também é uma oportunidade do líder em treinamento desenvolver ainda mais sua capacidade de liderança.
#6 Como engajar os membros da minha célula para o serviço do Reino?
Para garantir que todos os membros da sua célula estejam na mesma visão que você, esteja sempre os lembrando dos objetivos e metas da célula, da visão da igreja e do propósito pelo qual o grupo existe.
Além disso: delegue funções, faça os seus discípulos fazerem parte das reuniões de forma ativa, peça a opinião deles e promova atividades diferentes com a célula, isso fará com que a comunhão entre o grupo aumente ainda mais – e o engajamento também, consequentemente.
Algumas ideias para você:
- Um jantar na casa de um dos membros;
- Um piquenique no parque da cidade;
- Caminhada com a célula;
- Churrasco (por que não? 😉) ou só um café da tarde.
Melhore a gestão da sua célula ou pequeno grupo
A gente sempre diz que células acompanhadas e monitoradas são células bem-sucedidas. Afinal, os dados são importantes para apontar situações, possibilitar análises e promover melhorias.
Nesse ponto de vista, nada melhor do que contar com uma plataforma de gestão que possibilite esse devido acompanhamento. Dentro do Atos6, você consegue gerenciar os pequenos grupos da sua igreja com excelência e efetividade:
- cadastre e visualize suas células no mapa;
- envie e receba os relatórios semanais;
- acompanhe o crescimento de cada célula;
- aumente o alcance e o engajamento das pessoas;
- conheça a fundo os membros;
- acompanhe novos convertidos;
- gerencie seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- visualize relatórios com gráficos de evolução.
E aí? Conseguiu sanar suas principais dúvidas? Caso ainda tenha restado alguma, comente aqui embaixo!
E para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado, assine nossa newsletter no formulário ao lado.
—————————————————————————————————————-
Leia também: 10 dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos