10 atitudes de um bom líder de célula | Estratégias para nutrir seu pequeno grupo e fazê-lo avançar

Todo líder de célula ou pequeno grupo sabe a dimensão da responsabilidade e do amor pelos seus membros e discípulos, não é? Afinal, liderar pessoas é uma tarefa que exige comprometimento, conhecimentos sempre renovados e uma conduta de atitudes indispensáveis que caracterizam um bom líder.
Tendo isso em vista, é importante que todo líder compreenda a necessidade de estratégias e de hábitos saudáveis, tanto na sua vida com Deus, quanto em seus relacionamentos com discípulos e sua forma de liderar.
Em ocasião à reunião UP líderes, da Igreja Batista Atitude, a pastora Nádia Campos elencou 10 estratégias que, quando executadas, servem para nutrir seu pequeno grupo e fazê-lo crescer em todos os sentidos. Continue lendo!
A liderança de uma célula
Estar na liderança de uma célula ou pequeno grupo significa orientar, guiar, discipular, orar e cuidar de pessoas, entendendo que a liderança não coloca alguém acima dos outros, mas ao lado.
Veja o que diz John Maxwell, autor do livro “Os 5 níveis da liderança” sobre esse tema:
“Liderança é o desejo apaixonado de fazer a diferença.”
E quando pensamos nessa diferença, temos em mente um desejo altruísta de ajudar e desenvolver pessoas para que essas possam trabalhar no Reino de Deus, tendo Jesus como inspiração de conduta e liderança.
10 atitudes de um bom líder de célula
A partir de agora, você vai conhecer 10 atitudes que também são estratégias bastante práticas de um bom líder de célula ou pequeno grupo. Boa leitura!
#1 Convide parentes, amigos e visitantes para todas as festividades que a igreja proporciona
Muitas vezes, as pessoas não irão aceitar um convite para uma reunião da célula ou para um culto logo de cara. Por isso, nossa primeira estratégia é convidar pessoas próximas de você para participarem de um evento ou uma festividade promovida pela sua igreja.
Isso tornará o “sim” ao convite muito mais provável. Afinal, quem dispensa um momento legal entre amigos, com atrações e algumas comidinhas?
Além disso, essa também é uma estratégia para uma boa colheita que é feita a partir de um bom testemunho e de uma conduta exemplar de quem é servo no Reino e discípulo de Cristo.
#2 Crie um ambiente descontraído em sua célula
Ainda pensando no tópico anterior, podemos concluir que, apesar de muitas pessoas ficarem ‘resistentes’ ou apreensivas ao convite para uma reunião de célula ou um culto, há certamente como facilitar esse convite: criando um ambiente descontraído dentro da célula.
Essa estratégia começa desde o convite. Afinal, é bem diferente convidar alguém que ainda não conhece o Senhor para sua casa, a fim de passar um momento agradável, conhecendo novos amigos e conversando, do que convidá-la para, simplesmente, uma ‘reunião da igreja’.
Por isso, preocupe-se em fazer um convite informal e atrativo, e de montar essa mesma atmosfera no momento da reunião em si – um tempo descontraído que, apesar de passar a mensagem de Cristo, não carrega uma sensação formal demais.
#3 Faça cartões de visita para encorajar os membros a convidarem
Mandar confeccionar cartões personalizados para sua célula – ou confeccioná-los com as próprias mãos – é uma ótima maneira de estimular os discípulos da sua célula a convidarem novas pessoas para participarem de uma reunião.
Sendo assim, distribua-os para cada membro, e desafie-os a trazerem no mínimo um convidado na próxima semana. Acredite, as pessoas gostam de desafios – e com os convites, eles ainda ganham um lembrete da missão que receberam.
#4 Elabore camisetas personalizadas para a sua célula
Elaborar camisetas personalizadas ou algum outro item que identifique sua célula, é uma das atitudes de um bom líder que se preocupa em criar noções de família dentro do seu pequeno grupo.
Mais do que meras camisetas, essa estratégia é capaz de gerar sensação de acolhimento, identidade e pertencimento às pessoas, o que facilita ainda mais o discipulado.
Para tornar essa ação ainda mais legal, converse sobre sua célula sobre como será a camiseta – qual será a cor, o que estará escrito nela e tudo o mais – pois isso fará com que seus membros sintam-se parte de algo especial.
#5 Programe vigílias, monte um livro de pedidos de oração e crie relógios de oração
A oração é indispensável para a saúde e o sucesso de uma célula, ela é a base para que a comunhão e o amor cristão sejam estabelecidos. Por isso, colocar em prática algumas estratégias para estimular a oração é fundamental:
- Programe vigílias: as vigílias são ideias bem legais para fortalecer a unidade do grupo e criar momentos inesquecíveis e experiências com Deus entre a célula;
- Monte um livro de pedidos de oração: essa é uma estratégia que, além de enfatizar a importância da oração dentro da sua célula, também demonstra a todos os discípulos – e aos visitantes também – que eles são importantes e preciosos.
#6 Nunca centralize nada: delegue funções
Apesar do termo ‘liderança’ carregar uma noção de autoridade, poder e responsabilidade, todo líder de célula precisa estar ciente de que ele não deve (e nem pode) fazer tudo sozinho. Delegar funções é uma das atitudes mais importantes de um bom líder.
Por isso, é necessário que você dê oportunidades às pessoas mesmo que elas falhem na primeira vez. Se falharem, dê uma nova oportunidade em outra função, mas não esqueça de nenhum dos membros e desperte neles seu potencial.
#7 Prepare-se sempre
Acredite: as pessoas percebem quando um líder não está preparado. Além disso, ninguém quer ir à reunião da célula para ouvir alguém ler um esboço, e só, não é?
Para evitar que isso aconteça, prepare-se bem e com antecedência. Ore, medite, jejue e separe um tempo intencional para preparar a palavra daquele dia, permitindo espaço para todos interagirem e fazerem comentários. Lembre-se: a célula precisa ser descontraída.
#8 Faça um período de louvor com toda a célula
Uma das atitudes de um bom líder é que ele valoriza momentos de louvor entre a célula. Por isso, separe um momento da reunião para que todos cantem uma canção juntos.
Essa ação faz com que todos os membros da célula lembrem que estão ali para engrandecer o nome do Senhor, e também cria uma atmosfera gostosa durante a reunião.
#9 Faça com que as pessoas interajam na reunião de célula
Nós já pontuamos que a interação de todas as pessoas é indispensável na célula, mas enfatizamos mais uma vez: faça com que todos falem durante a reunião, mesmo que só um pouco.
A interação permite justamente que o ambiente fique mais descontraído e aumenta as oportunidades para as pessoas fazerem amigos e sentirem-se mais à vontade. Além disso, é justamente esse bate-papo que diferencia o culto nos lares, do culto na igreja.
#10 Realize reuniões extra-células
Proporcionar e incentivar encontros extra-células é uma das atitudes de um bom líder que se preocupa com a criação de relacionamentos saudáveis e enriquecedores.
Por isso, separe um dia especial para todas as pessoas da célula jantarem juntos, fazerem um passeio em um lugar legal ou se divertirem em uma noite de jogos, por exemplo. São justamente esses momentos que ficarão na memória de todos os seus discípulos e farão que eles se sintam parte de algo maior e precioso.
Isso se chama viver a Igreja!
Presente para você!
Para que você enriqueça ainda mais o modo de conduzir sua célula, preparamos um e-book com a trilha de sucesso dos pequenos grupos. Nesse material, você vai descobrir em que etapa sua célula está e como continuar avançando! Clique na imagem abaixo e faça o download gratuitamente!
Acompanhe e monitore as células da sua igreja
Com um sistema de gestão para acompanhar as células da igreja, os líderes de células, os supervisores e o pastor podem fazer o acompanhamento dos encontros, dos resultados, da frequência e da atuação de cada grupo de maneira remota, tudo diretamente pelo sistema.
Essa facilidade ainda possibilita maior controle sobre o que está acontecendo fora da igreja e permite a orientação das lideranças se algo não estiver correndo bem.
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão especializado em igrejas e que conta com diversas funcionalidades. Com a ferramenta de gestão de células, é possível:
- cadastrar e visualizar suas células no mapa;
- enviar e receber os relatórios semanais;
- acompanhar o crescimento de cada célula;
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- visualizar relatórios com gráficos de evolução.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Os 5 níveis da liderança | Dica de leitura Atos6