7 cuidados para uma multiplicação de célula bem-sucedida

Sua célula já está grande o bastante (mais de 12 membros fixos) e tudo aponta para uma multiplicação logo ali? É exatamente nesse momento que você precisa analisar e tomar alguns cuidados extremamente importantes para a multiplicação da célula. Afinal, não é o objetivo que a célula abra e, depois de pouco tempo, enfraqueça e acabe por se desfazer. Aqui vai um alerta: a célula que não multiplica, morre.
Nós sabemos que a ansiedade e a empolgação são inevitáveis nesse momento, visto que a multiplicação é um momento muito esperado por todos os líderes de célula e pelo próprio grupo em si. Ainda assim, é preciso muita cautela e zelo para que tudo saia da maneira correta.
O dia da multiplicação marca o início de uma nova jornada e a celebração de um trabalho bem-sucedido, tendo em vista que apenas células saudáveis são capazes de crescer e multiplicar. Nesse artigo, mostraremos 7 cuidados que você precisa tomar para uma multiplicação de célula bem-sucedida. Boa leitura!
O ciclo de uma célula
Cada igreja que está organizada em células ou pequenos grupos possui sua própria maneira de conduzi-los, de acordo com sua visão e necessidades. Porém, há um ciclo que é comum a todas as células em todas as igrejas:
1) Abertura da célula → 2) Consolidação dos membros e discipulado → 3) Crescimento da célula e evangelização dos novos membros → 4) Preparação para multiplicação e treinamento específico para líder em treinamento → 5) Multiplicação.
Independentemente da forma como cada igreja organiza suas etapas, todas elas devem priorizar os aspectos citados acima. Isso porque, levando em conta que os maiores objetivos de uma célula é gerar relacionamentos genuínos, discipular os irmãos e ganhar novas pessoas para o Reino, todos eles são fundamentais.
Esse ciclo indica, inclusive, a saúde de uma célula. Não é saudável que uma célula funcione por anos e nunca tenha se multiplicado sequer uma vez. Células saudáveis, em contrapartida, geram frutos continuamente e estão em constante crescimento.
Baixe nosso e-book e saiba mais sobre o Ciclo das Células! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente:
Mas qual é o momento mais propício para que a multiplicação aconteça? Além do número de pessoas (a partir de 12 a 14 pessoas), há também outros fatores e cuidados a serem tomados. Leia nosso artigo sobre os 7 passos para uma multiplicação bem-sucedida e compreenda melhor.
7 cuidados que você precisa tomar para uma multiplicação de célula bem-sucedida
A partir de agora, mostraremos a você os cuidados necessários para uma multiplicação duradoura e frutífera. E quando falamos disso, estamos referindo que a multiplicação deve ser:
- Planejada e programada
- Espontânea e tranquila;
- Muito celebrada;
- Sem que os membros da célula fiquem chateados;
- Com maturidade e força;
- Sem que o líder e os membros fiquem com “dó de desapegar”.
Vamos aos cuidados:
#1 Tenha um novo líder para enviar e certifique-se de que ele esteja preparado
Definitivamente não há como multiplicar uma célula sem que haja um novo líder a ser enviado. Caso contrário, como a célula funcionaria? Não há como os membros ficarem como ovelhas sem pastor, por isso, é necessário que se tenha um líder, e ainda além, um líder disposto e bem preparado.
Por isso, o treinamento voltado aos futuros líderes é indispensável. Se uma pessoa não é devidamente instruída a exercer a liderança de um grupo de pessoas, certamente ela não irá perseverar nesse ofício, o que é muito perigoso para a vida da nova célula.
Veja como deve ser a preparação e o treinamento do novo líder lendo nosso artigo específico sobre isso. Clique na imagem abaixo e acesse!
#2 Certifique-se de que há um lugar para que a nova célula aconteça
Assim como não dá para abrir uma célula sem um novo líder, também não há como fazê-la funcionar sem um local fixo. Não é ideal que a multiplicação aconteça sem que esse lugar já esteja definido e mantendo a mentalidade de que vocês irão “dar um jeito” ou alguma coisa assim.
Para evitar esse problema, procure multiplicar sua célula de forma intencional, já inserindo no pequeno grupo que será enviada, o novo anfitrião – que pode ser o próprio líder enviado – ou não.
Além disso, nossa dica é que você escolha o novo local estrategicamente, em um endereço que fique acessível para todos os membros e que haja liberdade e conforto para a célula acontecer.
#DicaBônus: é ideal que a nova célula aconteça no mesmo dia e horário da célula de origem, pois todos os membros já estão com suas agendas e compromissos habituados para ir na célula naquele dia e horário determinado.
#3 Faça os membros que serão enviados se sentirem amados por você, o líder da célula
Infelizmente, é bem comum que os membros da célula que foram enviados juntamente com o novo líder, acabem se sentindo “desprezados” pelo líder da célula mãe.
Apesar disso indicar falta de maturidade por parte dessas pessoas, ainda assim há algumas medidas a serem tomadas para evitar ao máximo esse tipo de problema: faça esses membros se sentirem amados por você – o líder da célula – e procure fazer com que enxerguem o propósito disso acontecer: muito maior do que qualquer mágoa que possa surgir.
Além disso, é preciso que você faça seu líder em treinamento – que está sendo enviado – também ter liberdade e proximidade com todos os membros da célula. É importante que a célula tenha carinho por esse líder, tanto quanto eles têm por você.
Na maioria dos casos em que os membros ficam “chateados”, é porque eles não tiveram contato o suficiente com o novo líder nessa posição e, por isso, não puderam desenvolver um relacionamento de discípulo e líder.
#4 Procure multiplicar suas células de acordo com alguns critérios
O momento de multiplicar a célula e organizar os membros – quem vai com o novo líder e quem fica – pode ser desafiador para os líderes de célula, que acabam ficando com medo de desagradar seus discípulos ou magoar alguém, como falamos no tópico anterior.
Nesse contexto, começam a surgir algumas dúvidas: “Divido meus membros por afinidade?”, “Por faixa etária, talvez?”, “Deixo eles escolherem para qual célula querem ir?”
E a resposta é: existem alguns critérios que devem ser levados em consideração nesse processo. São eles:
- Endereço das células: esse critério deve ser levado em consideração porque se trata da acessibilidade que os membros terão às reuniões;
- Dia das reuniões: tão importante quanto saber qual é o melhor endereço para os membros, é saber qual dia e horário fica mais acessível para eles também;
- Afinidade: com quem cada membro se identifica? Esse é o melhor critério que deve ser levado em consideração na hora de multiplicar.
#DicaBônus: se os membros que estão indo para a nova célula têm filhos inseridos na célula kids, é fundamental que no novo grupo a ser formado também tenha uma célula para as crianças.
#5 Comunique a multiplicação da maneira correta
A forma como se fala da multiplicação em suas reuniões é também um dos cuidados que você precisa tomar para que essa seja bem-sucedida. Afinal, se você comunicá-la como uma divisão, uma separação ou algo assim, certamente sua célula não terá ânimo em multiplicar, pois a impressão que passa é que ela é triste.
Por isso, foque em comunicar e motivar todos os discípulos à multiplicação em todas as reuniões de célula. Isso é importante para que eles compreendam o propósito disso – que é o de frutificar para o Reino, alcançar novas pessoas e continuar crescendo – e para que fiquem animados e trabalhando em prol da multiplicação.
#6 Certifique-se de que a nova célula formada tenha a visão de crescer e multiplicar também
É claro que, se você sempre deixa claro em sua célula que o objetivo da multiplicação é importante para vocês, então a nova célula que será formada também terá esse ponto de vista intrínseco em si.
Ainda assim, certifique-se que a célula enviada trabalhará na mesma visão. Isso é fundamental para que ela cresça e se multiplique e para que o próximo grupo faça o mesmo também – e assim por diante.
#7 Acompanhe o líder que você enviou em suas dificuldades
Por último, um dos cuidados essenciais a serem tomados para que a multiplicação da célula seja bem-sucedida: o acompanhamento ou supervisão. Afinal, não significa que só porque a nova célula foi enviada, que você enquanto líder da célula mãe esquecerá completamente da existência dela.
Lembre-se: a célula e o novo líder acabaram de adentrar nesse mundo e, portanto, ele não tem tanta experiência quanto você tem. Por isso, permaneça acompanhando o líder enviado: pergunte quais são as dificuldades dele, as dúvidas, e ore sempre por ele e o pequeno grupo o qual agora ele lidera.
Outra dica é que você tire um tempinho para ir visitar a nova célula, de forma a compreender como as coisas estão indo e para ajudar no que for preciso, como uma família deve ser.
Células bem-sucedidas são células bem acompanhadas
Como você, pastor da igreja, saberá como as células da sua congregação estão, se elas não estão sendo devidamente acompanhadas?
É preciso perceber como anda a frequência das pessoas nas reuniões dos pequenos grupos, bem como se está havendo – ou não – a presença de visitantes, e assim por diante. Todos esses fatores apontam a saúde de uma célula.
Para resolver esse problema, queremos te ajudar. Você sabia que o Atos6 oferece uma funcionalidade própria para a gestão de células? Essa ferramenta permite que você:
- Cadastre e visualize suas células no mapa;
- envie e receba os relatórios semanais;
- acompanhe o crescimento de cada célula;
- aumente o alcance e o engajamento das pessoas;
- conheça a fundo os membros;
- acompanhe novos convertidos;
- gerencie seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- visualize relatórios com gráficos de evolução.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo e nós te mostraremos tudo!
E aí? O que achou dos cuidados que devem ser tomados para uma multiplicação de célula bem-sucedida? Você sabia de todos eles? Deixe seu comentário!
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado, basta preencher o formulário ao lado.
—————————————————————————————————————-
Quer ler mais sobre células? Acesse alguns artigos sobre esse tema: