Ciclo PDCA: uma estratégia de planejamento para sua igreja em 2022

O início do ano traz consigo a esperança de novas vivências, melhorias significativas e, sobretudo, novos planos. E com novos planos a serem traçados, surge a necessidade de ferramentas que auxiliem nos diversos processos, de forma a otimizar o trabalho na Casa do Senhor.
Afinal, apesar de serem ambientes de culto e adoração, as igrejas também são organizações que precisam de gestão e planejamento para funcionarem e, por isso, muito do que é feito nos ambientes corporativos também pode ser aplicado na administração de uma igreja.
Infelizmente, há ainda muitos pastores receosos a aderir ferramentas de auxílio, seja pela falta de informação, pelo medo ou, simplesmente, por acharem que o meio cristão não deve ou não pode contar com instrumentos do meio empresarial como reforços colaborativos – o que não é verdade.
No capítulo 14 do livro de Lucas encontramos a importância do planejamento estratégico descrito na Palavra:
“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 13:28 – NVI).
Considerando a importância do planejamento e da boa gestão, preparamos um artigo especial sobre o Ciclo PDCA – que você vai descobrir, ao fim da leitura, ser uma estratégia de planejamento excelente para sua igreja neste novo ano. Boa leitura!
O Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA se popularizou devido ao Toyotismo – modelo de produção preciso e excelente – nos Estados Unidos, e, posteriormente, espalhou-se pelo mundo e chegou ao Brasil, a partir do trabalho do professor Vicente Falconi.
PDCA é a sigla dos verbos: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir) e, por definição, dizemos que ela é uma metodologia de planejamento e gestão que visa facilitar processos. Como o próprio nome já diz, o ciclo PDCA é contínuo, formado por atividades preestabelecidas e recorrentes.
Antes de começar a utilizar a metodologia, porém, é preciso entender o porquê de utilizá-la. Queremos aplicar o ciclo PDCA em um evento que a igreja promoverá? Em um problema identificado na gestão de membresia? Nas finanças da igreja?
Essa é uma das grandes vantagens da ferramenta: ela pode ser aplicada em qualquer âmbito e para resolver qualquer problema.
Depois de identificada a causa na qual aplicaremos o ciclo, já podemos começar o desenvolvimento das ações. A partir de agora, vamos te mostrar cada uma das etapas do ciclo PDCA para que você possa aplicar na sua igreja. Continue conosco!
#1 Plan (Planejar)
Plan ou Planejar, é – como em tudo na vida – o primeiro passo do nosso ciclo. O foco desta etapa é levantar informações e analisá-las e, por isso, dizemos que o “P” é a parte estratégica de toda a metodologia.
Aqui, a tarefa é elaborar um plano de ações baseando-se nos problemas que precisam ser solucionados e sempre tendo em vista:
- A visão da igreja;
- As possibilidades da igreja e os recursos disponíveis;
- As pessoas que podem ajudar;
- Os prazos para iniciar e finalizar as ações.
E tudo o que o âmbito em questão tiver como variável. A etapa do planejamento é dividida em 3 sub etapas:
- Estabelecimento dos objetivos do ciclo: o que eu quero alcançar através deste ciclo?
- Escolha de um caminho para que estes objetivos sejam atingidos: de que forma eu alcançarei os objetivos deste ciclo?
- Definição do método que será aplicado: detalhamento das ações que serão executadas para alcançar os objetivos.
Ao final, você terá um plano completo, com o detalhamento de ações, prazos e pessoas.
Ainda está meio perdido com tudo isso? Não se preocupe, vamos te ajudar! Baixe agora nosso e-book gratuito e aprenda 10 passos práticos para a elaboração de um planejamento estratégico para igrejas. É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente:
#2 Do (Fazer)
Depois que as suas ações já estão descritas e detalhadas, chegou o momento de começar a agir. Na etapa Do, você colocará as mãos na massa para tirar o plano do papel e chegar aos seus objetivos.
Essa é a parte mais importante de todo o ciclo, considerando que ela é, literalmente, a execução de cada processo necessário à resolução do problema em questão.
Aqui, nossa dica é que você conte com uma equipe de voluntários disposta a trabalhar e pensar estrategicamente. Não sabe por onde começar? Leia nossos artigos específicos!
- Como implantar a cultura de voluntariado na igreja?
- Passo a passo de como gerenciar uma equipe de voluntários presencial e remotamente.
#3 Check (Checar)
Depois que todas as ações programadas foram executadas, chegou a hora de checar, verificar, analisar, monitorar: esta é a etapa 3 – Check.
Aqui, a tarefa é olhar para todas as ações que foram feitas, os processos executados e os resultados atingidos e questionar: o que eu faria diferente? O que deu certo? O que precisa ser aprimorado?
Nessa etapa do ciclo, o objetivo é detectar falhas para aperfeiçoar ações ou até modificá-las – sendo um processo fundamental para o sucesso da metodologia PDCA na igreja. Afinal, insistir em algo que não está dando frutos é perda de tempo e energia, e isso precisa ser evitado.
Feito isso, vamos ao passo 4 do ciclo…
#4 Act (Agir)
Depois de planejar, fazer e checar, você irá se deparar com ações aprovadas e outras reprovadas, bem como processos que deram certo e outros que precisarão ser modificados ao longo do caminho.
Na etapa Act, a proposta é realizar as alterações necessárias que foram identificadas no Check. Assim, ações corretivas serão desenroladas, o que faz o ciclo se reiniciar.
Nesta metodologia, portanto, o planejamento e a execução caminham de mãos dadas com a análise contínua e a busca por possíveis melhorias. Com o Ciclo PDCA, sua igreja estará sob constante monitoramento e otimização.
E aí? Ainda tem alguma dúvida sobre essa estratégia? Deixe seu comentário que a gente te ajuda!
A gestão da sua igreja aperfeiçoada em 2022
Agora que você já tem uma ferramenta prática para fazer planos e executá-los com organização e excelência, chegou a hora de casá-la com aquilo que sua igreja precisa para chegar ao próximo nível: uma plataforma de gestão.
Afinal, contar com uma ferramenta de planejamento como o PDCA e alinhá-la a um sistema específico para igrejas garante que a sua igreja avance cada vez mais!
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é uma plataforma de gestão integrada para igrejas que visa auxiliar você no cotidiano ministerial e facilitar a administração eclesiástica. Dentre as nossas funcionalidades, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Saiba como podemos ajudar a sua igreja clicando na imagem abaixo!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 5W2H: uma ferramenta para auxiliar na gestão financeira da sua igreja