5 versículos que embasam as Células ou Pequenos Grupos dentro da Bíblia

Provavelmente, você já se deparou com membros da igreja, pessoas de fora ou novos convertidos questionando se as células possuem alguma base dentro da Bíblia, ou se elas simplesmente foram criadas nos últimos anos.
Se sim, então esse artigo vai te ajudar! Afinal, esse questionamento não precisa se tornar um desafio, na realidade, ele pode ser respondido através de poucos versículos.
As células ou pequenos grupos fazem parte da organização eclesiástica de diversas igrejas ao redor do mundo. Inclusive, as grandes igrejas são aquelas que trabalham em células e possuem nelas, um eixo central para guiarem suas ações.
Mas ao contrário do que muitas pessoas podem achar, a visão celular não foi criada pela igreja moderna, mas já está presente no decorrer de diversos textos bíblicos, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo. Continue lendo!
A visão celular
Em primeiro lugar, é preciso compreender claramente o que são células ou pequenos grupos, o que chamamos de visão celular.
A visão celular não é uma doutrina ou algum tipo de nova denominação. Na realidade, essa visão é um modelo de trabalho que visa facilitar a consolidação e acompanhamento dos membros, o discipulado e o desenvolvimento de relacionamentos entre os irmãos, proporcionar momentos de comunhão e facilitar a integração das novas pessoas que estão chegando.
Além disso, por representarem uma ótima ferramenta de evangelização, as células ou pequenos grupos são instrumentos poderosos no crescimento da igreja, uma vez que esse se torna uma consequência positiva.
Veja outros benefícios das células ou pequenos grupos, no nosso artigo específico. Clique na imagem abaixo e descubra agora mesmo:
Portanto, a visão celular é desenvolvida nas igrejas através de pequenos grupos (de 6 a 12 pessoas), que se reúnem nos lares uma vez por semana ou a cada 15 dias. As reuniões possuem um caráter informal, e duram em média uma hora, com oração, palavra, um momento para lanche, conversa e muita comunhão.
5 versículos que embasam as Células ou Pequenos Grupos dentro da Bíblia
Agora que você já sabe como funciona a visão celular, vamos te mostrar 5 versículos que embasam o funcionamento das células dentro da Bíblia. Acompanhe!
#1 Êxodo 18:13-27
“Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.” (Êxodo 18:21 – NVI).
No livro de Êxodo, capítulo 18, encontramos um episódio bastante interessante ao longo dos versículos 13 ao 27. Acontece que, já no deserto – rumo à Terra Prometida – Moisés começou a enfrentar problemas de gestão com o povo, uma vez que muitas eram as pessoas e suas petições.
Assim, Moisés acabava ficando o dia todo resolvendo os problemas do povo hebreu, o que o sobrecarregava e tornava o trabalho com as pessoas não tão efetivo como poderia ser.
Nesse contexto, seu sogro Jetro lhe deu um sábio conselho, o qual lemos no versículo acima. Sua ideia era a de separar o povo em pequenos grupos para que os problemas de gestão acabassem e o cuidado com as pessoas se tornasse melhor. E foi assim que aconteceu.
Aqui, no segundo livro do Antigo Testamento, por volta de 1200 a.C, vemos as primeiras células se formando dentro da Bíblia: grupos menores com seus respectivos líderes, compartilhamento das tarefas, o relacionamento mais próximo com as pessoas e homens tementes a Deus responsáveis por grupos.
#2 Atos 5:42
“Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.” (Atos 5:42 – NVI).
Já no Novo Testamento, no contexto do que chamamos Igreja Primitiva, é possível enxergarmos diversos traços da Igreja nas casas.
Na realidade, em um contexto em que a Igreja de Cristo era perseguida, os cultos e ajuntamentos de pessoas eram feitos unicamente dentro dos lares, uma vez que não se haviam templos para que se realizassem as reuniões.
Assim, a igreja dentro das casas era uma prática comum e definia como os cristãos viviam sua fé em conjunto.
#3 Atos 10:27
“Conversando com ele, Pedro entrou e encontrou ali reunidas muitas pessoas.” (Atos 10:27 – NVI).
Nesse versículo, é possível percebermos novamente o desenvolvimento da igreja dentro das casas. Ao longo do capítulo 10, lemos a história de Cornélio, um centurião bastante respeitado pelo povo judeu, que chamou o apóstolo Pedro em sua casa a fim de que ele falasse de Jesus para seus parentes e amigos.
Assim, Cornélio organizou uma reunião em sua casa. E foi nessa casa que, pela primeira vez, o Evangelho foi anunciado aos gentios.
“Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.” (Atos 10:44 – NVI).
#4 Romanos 16:5
“Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles (…)” (Romanos 16:5 – NVI).
Ao longo das cartas de Paulo, encontramos diversas menções de cultos nas casas. Uma delas está na epístola do apóstolo aos Romanos, no capítulo 16, como lemos acima.
No versículo 5, Paulo cumprimenta a igreja que se reunia na casa de Priscila e Áquila. Essa é mais uma prova de que, na igreja primitiva, as reuniões dos cristãos sempre começavam nos lares das pessoas, uma vez que não haviam prédios determinados para essas reuniões.
#5 Colossenses 4:15
“Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.” (Colossenses 4:15 – NVI).
Em Colossenses 4:15, Paulo cumprimenta os cristãos que se reuniam na casa de Ninfa, mais um exemplo dos cultos que aconteciam em casas.
Por um tempo bastante considerável, a igreja de Cristo existiu sem os templos. Mais tarde, com a liberdade para cultuar em público, os cristãos passaram a realizar reuniões em templos próprios para isso.
Com esse panorama, podemos afirmar que os dois pilares são extremamente importantes para a saúde da igreja: as reuniões coletivas nos templos e também as reuniões nas casas, as quais chamamos de células ou pequenos grupos.
Como um avião que só voa com suas duas asas! Pensando nisso, temos um presente para você:
Para te ajudar a abrir células com sucesso, acompanhar o progresso de cada uma delas e entender as fases dos pequenos grupos, nós montamos uma trilha mega especial, o verdadeiro ciclo de vida das células ou pequenos grupos. Baixe agora gratuitamente! É só clicar na imagem abaixo e pronto:
Gerencie as células da sua igreja com o Atos6!
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão especializado em igrejas e que conta com diversas funcionalidades. Com a ferramenta de gestão de células, é possível:
- cadastrar e visualizar suas células no mapa;
- enviar e receber os relatórios semanais;
- acompanhar o crescimento de cada célula;
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- visualizar relatórios com gráficos de evolução.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: O que não é uma célula? 5 termos que não podem definir a visão celular