Segredos da liderança de Jesus | Dica de leitura Atos6

Com 58 chaves de sabedoria “capazes de liberar os maiores milagres que você já experimentou”, o livro “Segredos da liderança de Jesus”, do autor, doutor, orador, televangelista e pastor Mike Murdock, expõe diretrizes claras para qualquer pessoa que lidera ou que aspira a liderança, baseadas na conduta de Cristo – o maior líder que já existiu.
O livro, dividido em 58 capítulos – um para cada segredo – traz uma linguagem clara e procura instruir o leitor de maneira objetiva e prática, sendo cada capítulo finalizado com algumas questões para reflexão e autoanálise e uma oração breve.
Nesse artigo, trazemos mais essa dica de leitura espetacular, com alguns dos segredos elencados por Mike para te deixar com gostinho de “quero mais”. Nós, do Atos6, esperamos que essa leitura enriqueça seu conhecimento e te acrescente mais uma experiência edificante de aprendizado e evolução na liderança. Boa leitura!
“Ninguém está mais qualificado do que Jesus para ser o seu líder e mestre. Esta é a sua chance de sentar-se aos pés de Jesus e descobrir os seus segredos. Estes princípios colocarão você no caminho para alcançar a realização dos seus sonhos.” – Mike Murdock.
7 (dos 58) segredos da liderança de Jesus
A partir de agora, elencaremos para você 7 dos 58 segredos da liderança de Jesus contidos na obra de Mike Murdock. Segredos esses que, de uma forma simples e ao mesmo tempo extraordinária, tornaram Jesus o maior líder da História.
Redobre sua atenção e acompanhe!
#1 Jesus ia onde as pessoas estavam
“Jesus não estabeleceu um trono no centro de cada cidade e disse: “Este é o meu palácio. Este é o único lugar para vocês me verem”. Ele foi ao mercado. Foi até os barcos dos pescadores, à sinagoga, à casa das pessoas. Foi a todos os lugares. Passou pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda a parte. (Lucas 9:6). Jesus era alcancável.” – Mike Murdock.
O primeiro segredo da exemplar liderança de Jesus foi o alcance do seu ministério. Jesus não tinha em mente que a sua posição era unicamente de autoridade e poder – mesmo que Ele pudesse certamente fazer isso – no entanto, Jesus agiu como servo em todos os momentos.
Aplicando à nossa liderança, temos muito o que analisar. É necessário que lembremos constantemente que a posição de líder não nos coloca acima das pessoas ou distante delas, pelo contrário: nos coloca ainda mais próximo a elas, em uma posição ainda mais inferior.
#2 O mestre separava tempo para descansar
Outro segredo da liderança de Jesus, e que às vezes nos recusamos a enxergar, é que Jesus descansava – mesmo com filas de pessoas para atender e pilhas de problemas a serem resolvidos.
“Jesus separou um tempo para receber. Ele sabia que somente poderia dar o que possuísse. O tempo de trabalho é de dar, o tempo de descanso é de receber. Você deve ter ambos.” – Mike Murdock.
Você já parou para pensar que, muitas vezes nos recusamos a descansar não por vontade de trabalhar e servir as pessoas com amor, mas por orgulho e pelo ego de querermos ser bons e melhores do que os outros por sempre produzirmos mais e mais?
Permitir-se descansar também é reconhecer com vulnerabilidade e humildade que não somos bons o bastante sozinhos, e que precisamos sim de ajuda – do Senhor, dos voluntários e de um tempo para revigorar as energias.
Lembre-se: uma liderança bem-sucedida sempre preza pelo equilíbrio.
#3 Cristo gastava tempo para planejar
Terceiro segredo da liderança de Jesus: planejamento.
“Pense por um momento. Deus programou o nascimento, a crucificação e a ressurreição do seu filho antes da fundação do mundo… Sua bíblia é o plano de Deus para você, para o mundo, para a eternidade. É a prova inegável de que Deus pensa à frente, pois a maioria dos textos são profecias, descrições do futuro antes de ocorrer.” – Mike Murdock.
Líderes que não planejam não possuem metas e objetivos a serem seguidos. Logo, líderes que não planejam, não provarão de um crescimento, definitivamente.
Afinal, a liderança de pessoas requer um cuidado detalhado, visto que cada pessoa tem sua complexidade, mas todas elas, quando unidas, formam um grupo que precisa ter um ponto para fixar os olhos e seguir. Sem o planejamento do líder, esse ponto não existe.
Dessa forma, se você é líder de uma igreja, de uma célula ou de um ministério/departamento da sua congregação, é urgente que você aprenda a organizar o seu tempo e comece a planejar onde você quer chegar e o que vocês – enquanto time – precisam fazer para alcançar o objetivo.
#4 Jesus respeitava a autoridade
“Imagine uma nação sem um líder, um local de trabalho sem um chefe, um exército sem general. A autoridade cria a ordem, o arranjo exato das coisas.” – Mike Murdock.
Apesar do líder ser uma figura de autoridade sobre seus liderados, todo líder tem alguém a quem se submeter também. Quer alguns exemplos?
- Os líderes de célula da igreja estão debaixo da autoridade dos supervisores das células, que por sua vez estão debaixo do pastor sênior desse determinado ministério;
- Os líderes de departamento (casais, infantil, artes, missões, etc), estão sujeitos ao pastor sênior da igreja, que por sua vez podem estar sujeitos ao conselho de diretores da igreja enquanto nome nacional/mundial (no caso das redes de igrejas);
- Todos os líderes – de igrejas, redes de igrejas, departamentos, etc – estão debaixo da autoridade do Senhor.
E isso é natural. Na realidade, é até bom que haja uma espécie de hierarquia nas lideranças – para que o planejamento da igreja seja mais efetivo e para que haja ordem em como as coisas funcionam. Leia mais sobre isso no nosso artigo específico: Entenda a hierarquia do planejamento estratégico para igrejas.
No entanto, nada disso funciona se cada “setor” não respeitar a autoridade que há sobre ele. Por isso, que sigamos o exemplo de Jesus, que:
“embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:6-8 – NVI).
#5 Jesus nunca discriminou
Cada pessoa possui um potencial, e Jesus sabia disso: chamou pescadores, cobradores de impostos e homens iletrados para serem seus discípulos, acolhia crianças, samaritanos, mulheres, inimigos.
Jesus nunca discriminou – embora fosse Deus, em toda a sua glória e majestade.
No cenário eclesiástico, todo líder deve compreender que apostar em pessoas sempre valerá a pena, mesmo que aparentemente não pareça. Na realidade, são justamente as aparências as inimigas de uma liderança bem-sucedida.
Por isso, antes de assumir a liderança de algo – ou de permanecer liderando dentro da igreja – reveja seus conceitos e se auto analise: você considera todas as pessoas iguais a você?
#6 O mestre nunca perdeu tempo respondendo às críticas
Um dos segredos da liderança de Jesus mais encantadores e poderosos foi a forma como ele reagia perante os críticos que o rodeavam.
“Quando Jesus estava sendo ridicularizado e preparado para a crucificação, Ele ficou em silêncio. Jesus não se sentiu obrigado a dar respostas às críticas. Ele nunca perdeu tempo com pessoas que estavam tentando obviamente lhe armar ciladas.” – Mike Murdock.
Quer uma dica? Não perca tempo e nem energia se martirizando por causa da crítica de alguém ou tentando defender com todas as suas forças você mesmo ou o seu modo de liderar: defenda o Evangelho, essa é a única coisa que realmente vale a pena.
Mas cuidado: não confunda correção com crítica, existe uma grande diferença entre elas. Segundo o autor:
“A crítica é mortal, a correção é vida. A crítica aponta para as nossas falhas, a correção aponta para o nosso potencial.”
Em suma, é preciso que você receba com humildade e disposição os conselhos de suas autoridades, amigos verdadeiros e o confronto da Palavra, porque isso lhe fará crescer e avançar. As críticas de pessoas que nem ao menos convivem contigo ou conhecem seu coração, simplesmente ignore – há coisas mais importantes com as quais você deve se preocupar.
#7 Jesus conhecia o poder das palavras e o poder do silêncio
Por último, dos muitos segredos da liderança de Jesus, há um bastante precioso: sabedoria para falar e para calar-se.
“Palavras criaram o mundo (Gn 1-3-31). Palavras criam o seu mundo (Pv 18:21). Jesus disse que as suas palavras revelam que espécie de coração você possui (Lc 6:45). Jesus disse que palavras podem remover montanhas (Mc 11-23). Há um tempo para falar.” – Mike Murdock.
Guerras se formam e se desfazem com apenas algumas palavras, sabia?
Um líder cristão, nesse cenário, precisa ser sábio o suficiente para discernir qual é o momento de falar e qual o momento de ouvir, e simplesmente calar-se. Por isso, procure sempre a força que vem do Senhor e esteja sempre atento.
Quer saber como aperfeiçoar ainda mais a liderança da sua igreja e a mentoria dos líderes que também cuidam de outras pessoas (em pequenos grupos, células, ministérios, departamentos)?
A resposta é simples: você precisa de um sistema de gestão específico para igrejas. E quando falamos disso…
Você precisa conhecer o Atos6!
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é o sistema de gestão integrada para igrejas mais completo e mais excelente do Brasil. Dentre as funcionalidades, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Quer saber como isso é possível? Clique no botão abaixo e nos conheça melhor:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Quer mais dicas de leitura? Acesse aqui: