4 formas de ler a Bíblia em um ano | Dicas Atos6

Pergunta rápida para você: já começou a ler a Bíblia em janeiro crendo que aquele seria o ano que você iria lê-la em um ano, e depois de três meses você já havia desanimado? Pois é, você não é o único.
A leitura da Palavra é uma prática cotidiana na vida de todo cristão, extremamente necessária para aproximar as pessoas à Deus e fortalecer sua vida espiritual. É nesse livro que conhecemos ao Senhor e aprendemos a viver conforme seu Evangelho.
Todavia, para que essa prática seja viva e eficaz em nossas vidas – em especial no objetivo de ler a Bíblia em um ano – é preciso muita disciplina, e isso pode ser bem desafiador. Nesse artigo, mostraremos a você por que ler a Bíblia em um ano e 4 formas práticas de fazer isso. Continue lendo!
Por que ler a Bíblia em um ano?
Para muito além de uma conquista pessoal ou um mero desafio a ser cumprido, a leitura da Bíblia em um ano traz muitos benefícios. Veja alguns deles:
- Ajuda na criação do hábito da leitura da Palavra: ter uma meta de leitura é muito útil na criação do hábito de ler a Bíblia diariamente, considerando que você precisará ler um trecho a cada dia para alcançar sua meta, e isso consequentemente se tornará parte da sua rotina;
- Incentiva ao estudo e à meditação das escrituras: com o objetivo de ler a Bíblia em um ano, você será incentivado a buscar compreender e a meditar de uma forma mais aprofundada. Com isso, o estudo e a meditação das escrituras também se tornarão suas novas práticas;
- Aprimora a disciplina: certamente é preciso muito foco para cumprir a leitura todos os dias. Por isso, ter uma meta específica pode ajudar – e muito – no desenvolvimento da sua disciplina.
Como ler a Bíblia em um ano?
Se você nunca conseguiu ler a Bíblia em um ano, provavelmente sabe que há certos livros que parecem durar uma eternidade e que não são nada “empolgantes”. Contudo, considerando que as escrituras são vivas e divinamente inspiradas pelo Espírito, todos os livros são necessários, e portanto, devem ser lidos e estudados com atenção, da mesma forma que os livros mais “atrativos”.
A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Para te ajudar nesse processo, elencamos 4 formas de ler a Bíblia em um ano. Redobre sua atenção e acompanhe!
#1 Conte com o auxílio de um aplicativo
Hoje em dia, há muitos aplicativos que podem te ajudar a manter a disciplina e a facilitar seu planejamento de leitura. Quer uma dica? Anota aí:
Youversion
O Youversion é um aplicativo de Bíblia que oferece diversas funcionalidades que visam facilitar seu momento devocional. Dentre elas, tem-se:
- Artes bíblicas compartilháveis;
- Diversas versões de linguagem;
- Opções de marcadores, destaques e notas;
- Versículo do dia;
- Vídeos e áudios;
- Comunidade.
O mais interessante para nosso artigo, é que o Youversion conta com diversos planos de leitura bíblica personalizados, seja por temas específicos e também por tempo de duração. Dentre eles, há planos de leitura em um ano para você utilizar, com várias opções: livro a livro, leitura cronológica, entre outros.
E por falar em leitura cronológica, vamos ao próximo tópico:
#2 Leia em ordem cronológica
A estratégia de ler a Bíblia em ordem cronológica possibilita uma leitura dinâmica e faz com que você compreenda os fatos históricos/bíblicos de uma forma sequencial. Dessa forma, é possível executar uma leitura sempre instigante, com aquele gostinho de “quero mais” todos os dias.
Para entender melhor, veja a seguir um quadro resumo de como seria a leitura bíblica do Antigo Testamento na ordem cronológica:
Para ler a Bíblia em um ano na ordem cronológica, você pode seguir esse modelo – e outros que podem ser facilmente encontrados – ou também pode utilizar um aplicativo que possua o plano de leitura cronológica, como falamos no tópico anterior.
#3 Utilize um planner ou Bíblias próprias para a leitura anual
Utilizar um planner em que você possa anotar lembretes, notas, comentários e ainda contar com um checklist para manter o controle na leitura, é outra dica preciosa se você deseja ler a Bíblia em um ano.
Hoje em dia, há diversos modelos de agendas/planner disponíveis no mercado. Assim, você faz seu devocional, anota suas reflexões e ainda controla seu plano de leitura bíblica na mesma ferramenta.
Além disso, é possível encontrar muitos modelos de planner até mesmo gratuitamente na internet, para você imprimir e utilizar – tabelas, listas, checklists prontos e quadros.
As Bíblias próprias para a leitura anual, por outro lado, já vem completamente prontas – inclusive com as datas – para você ler. Dessa forma, elas não seguem a ordem tradicional que conhecemos do índice bíblico, mas seguem uma ordem específica separada para todos os 365 dias.
A Bíblia 365, da editora Mundo Cristão, por exemplo, é na linguagem NVT e é dividida em pequenas porções do antigo testamento, novo testamento, salmos e também provérbios, para cada dia.
#4 Leia em grupo
Ler a Bíblia em um ano junto com um grupo de amigos, em dupla ou até mesmo em família, é uma estratégia muito útil para manter a motivação e também a disciplina.
Como já dizia o sábio Salomão:
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:9 – 10 – NVI).
Quer uma dica? Lance o desafio de ler a Bíblia em um ano em sua célula ou pequeno grupo. Essa ação, além de estimular seus discípulos a estudarem a Palavra, também possibilitará que vocês cresçam espiritualmente como grupo, incentivando conversas edificantes entre seus membros sobre as escrituras.
E por falar nisso: aprenda a gerenciar de forma eficaz suas células e pequenos grupos com o Atos6!
Completamente integrado, o Atos6 é um sistema de gestão para igrejas, que conta com diversas funcionalidades para facilitar seu cotidiano ministerial. Na ferramenta de gestão de células, é possível:
- cadastrar e visualizar suas células no mapa;
- enviar e receber os relatórios semanais;
- acompanhar o crescimento de cada célula;
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- visualizar diversos relatórios com gráficos de evolução.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo e veja como podemos te ajudar!
#5 Dica Extra: não se esqueça do seu objetivo
Ter uma meta pode ser consideravelmente estressante quando estamos querendo cumpri-la a todo custo, não é? Porém, é preciso sempre lembrar qual é o objetivo de você estar fazendo isso, caso contrário, você corre o risco de apenas “ler por ler” e não absorver as escrituras e colocá-las em prática.
Quando isso acontece, sua leitura se tornará apenas mais um mero desafio, uma coisa para você se “orgulhar”, ou apenas só mais uma leitura, e esse não é o objetivo. Veja o que está escrito no livro de Tiago:
“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” (Tiago 1:22-25 – NVI).
Nesse caso, você pode trocar a palavra “ouvir” por “ler”, e certamente entenderá o que estamos tentando te dizer. Por isso, lembre-se sempre de depositar suas intenções e motivações no lugar certo, e de não deixar seu novo hábito – o de ler as escrituras diariamente – uma mera rotina ou tradição. Afinal..
“Você quer ouvir Deus? Leia a Bíblia! Você quer ouvir Deus audivelmente? Leia a Bíblia em voz alta!” – John Piper.
E você, alguma vez já leu a Bíblia em um ano? Conta pra gente aqui nos comentários!
Para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado, assine nossa newsletter! Basta preencher o formulário ao lado.
—————————————————————————————————————-
Leia também: 4 maneiras de incentivar a leitura bíblica na membresia da sua igreja