A plataforma completa para a sua igreja viver seu propósito com excelência

Tudo integrado na melhor solução para a sua igreja

  • BLOG
  • SOLUÇÃO EM GESTÃO
  • SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • CARREIRAS
  • Atos6 Insights

O que é e como fazer um planejamento estratégico na prática para sua igreja | Atos6 Insights

por Emanuelle Mello · 14 de outubro de 2021

planejamento estratégico na prática

O planejamento estratégico para igrejas, na prática, nada mais é do que a elaboração de um conjunto de ações estratégicas que visam orientar a igreja a entender o seu propósito e definir sua visão. 

Essa, por sua vez, irá conduzir os pastores, os líderes e os voluntários da igreja às ações que cada um deve executar para o cumprimento do propósito – visão de Deus para a igreja.

Em suma, podemos definir o planejamento estratégico enquanto um plano de ações estratégicas moduladas em conjunto e passíveis de alteração, conforme o tempo passa e de acordo com a situação em que se encontra: o “agora” vivido pela igreja em questão.

Dentro desse tema, tivemos uma conversa/aula muito interessante com o pastor Jorge Monteiro – diretor da Nova Produções, divisão da Nova Igreja – que falou sobre o planejamento estratégico na prática, o porquê, como executar e todos os passos do processo.

Nesse artigo, abordaremos os principais pontos dessa conversa, que você pode conferir integralmente no play abaixo:

Boa leitura!

Visão & Planejamento

“A visão da igreja começa com a visão de Deus” – Pastor Jorge Monteiro.

Diferentemente de outras organizações – que se embasam nas tendências do mercado, oportunidades de mercado e na visão de um acionista/empreendedor – as igrejas são organizações divinas que têm Jesus como cabeça, e que portanto, deve estar embasada na visão de Deus para ela.

Por isso, é importante enfatizarmos, inicialmente, que não se pode iniciar o planejamento estratégico de uma igreja sem saber que essa igreja pertence ao Senhor, e é a visão Dele a que importa para tal.

Sendo assim, a ordem adequada que todo esse processo deve seguir, é:

  1. Entender qual é visão de Deus para minha igreja;
  2. Começar a traçar um planejamento estratégico para ela.

Afinal: “Não se pode imaginar um futuro melhor daquilo que Deus tem para você” – Pastor Jorge Monteiro.

E considerando que a visão é dada por Deus aos pastores da igreja – esses que possuem a responsabilidade intransferível de definir, comunicar, disseminar e patrocinar a visão da igreja – qual é o seu papel exatamente dentro do planejamento estratégico?

O seu papel, enquanto líder de uma igreja, é colocar em prática esse planejamento, fazendo-o acontecer! Entenda mais sobre isso a seguir:

Planejamento estratégico na prática

Há 5 pontos extremamente importantes e muito necessários que você deve compreender quando o assunto é o planejamento estratégico para igrejas na prática. Em suma, tem-se que:

  • A vontade e o propósito de Deus devem ser colocadas como alvo principal: visto que apenas a Dele é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2);
  • É incorreto tentar viver a visão de outras igrejas: “Deus tem uma visão individual para cada igreja.” Pastor Jorge Monteiro comenta;
  • É preciso alinhar a sua visão com a visão de Deus para você: nunca colocando sua vontade acima da do Senhor, mas também não deixando os planos da sua igreja serem executados sozinhos com a desculpa de que Deus está no controle e você não precisa fazer nada;
  • Não se deve prender-se às visões do passado: afinal, “se a sua visão está muito parecida com o passado, é sinal de que está na hora de repensar e trocar a visão.” – Pastor Jorge Monteiro;
  • É preciso ser ousado e corajoso na visão de Deus para você: mesmo que ela vá completamente contra as tendências que o mundo está seguindo.

Diante de tudo isso, você deve estar se perguntando: mas…

Por que planejar?

E essa resposta nós encontramos nas escrituras:

“O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.” (Provérbios 24:5-6 – NVI).

Planejar é agir com sabedoria a fim de alcançar a vitória e o sucesso ministerial. Afinal, como alcançaremos lugares altos se não sabemos onde queremos chegar?

E para isso, sua igreja precisa contar com:

  • Uma visão: o seu sonho, as diretrizes que você segue e que foram concedidas por Deus. Nesse caso, cada igreja possui uma visão diferente;
  • Uma missão: a missão de todas as igrejas (e de todo cristão) é cumprir o Ide de Cristo “pregai o evangelho a toda criatura…” (Mateus 28:20);
  • Um propósito: que consiste no porquê você faz o que faz, suas motivações e intenções; 
  • Valores: as características que embasam a cultura desejada e que você quer alcançar para a sua igreja;
  • Princípios: que são a base, as crenças consolidadas e profundas da sua igreja. Inclusive, são eles que permitem a formação dos valores.

Depois de cada aspecto desses devidamente estabelecidos, chegou a hora de iniciar seu passo a passo de como elaborar (e executar) um planejamento estratégico para a sua igreja na prática. Portanto…

Como planejar?

Como iniciar o planejamento estratégico em minha igreja na prática, então?

A primeira coisa que você precisa compreender, é onde a sua igreja está, para onde está indo e para onde quer ir. Esse é o primeiro passo de um planejamento estratégico bem sucedido na prática, tendo em vista que, ninguém chega a um alvo (ou sequer possui um), se não sabe nem onde está no presente momento.

Só depois disso é possível continuar planejando.

Quanto aos demais passos, você confere de forma gratuita e toda especial, através do nosso e-book exclusivo sobre os “10 passos práticos e eficazes do planejamento estratégico para igrejas”, um guia completo de como elaborar o plano ideal para sua igreja.

Para baixá-lo, basta clicar na imagem abaixo e aproveitar esse presente:

Conte com o Atos6 na hora de planejar!

Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão integrada para igrejas que visa auxiliar você no cotidiano ministerial e facilitar a administração eclesiástica. Dentre as nossas funcionalidades, é possível:

  • Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
  • conhecer a fundo os membros;
  • acompanhar novos convertidos;
  • receber doações mensais de qualquer lugar;
  • gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
  • fazer gestão de pequenos grupos ou células;
  • fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
  • gerenciar eventos.

Quer saber como tudo isso é possível? Clique na imagem abaixo que nós te mostramos tudo!

a solução completa

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!

—————————————————————————————————————-

Leia também: 5 aspectos da igreja on-line para além do culto

Tags: planejamento estratégicoplanejamento estratégico na igreja

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGUIR:

  • Próximo história Entenda a hierarquia do planejamento estratégico para igrejas
  • História anterior Escola bíblica para crianças: o que lecionar e como fazer isso?

E-books gratuitos

ciclo de vida de células

Gestão de igrejas Blog © 2019. Todos os direitos reservados.