5 mitos sobre o crescimento da igreja | Série Igrejas que Crescem

Como um dos temas mais falados – e mais polêmicos – envolvidos em uma igreja, o crescimento de uma obra é uma tarefa muito complexa. Em contrapartida, existem muitos equívocos envolvidos nesse assunto também, que queremos desmistificar através dos 5 mitos mais recorrentes sobre o crescimento da igreja.
Isso quer dizer que, apesar de sua complexidade, o crescimento da igreja não é impossível, e pode sim ser vivido em qualquer lugar. Afinal, você não pode forçar o crescimento de uma safra, mas você precisa trabalhar o solo e controlar as ervas daninhas para que ela prospere.
Porém, também precisamos enfatizar que o crescimento não é alcançado através de fórmulas mágicas e ferramentas “universais”, tendo em vista que ele envolve muitos fatores, e não pode ser padronizado.
Para ajudar você a entender mais sobre o tema, desmistificamos algumas crenças em relação ao crescimento das congregações e elencamos os 5 mitos mais recorrentes sobre o crescimento da igreja. Boa leitura!
Mitos sobre o crescimento da igreja
Você pode até desejar muito uma grande colheita, mas uma coisa é universal: há sempre deveres a serem cumpridos antes da recompensa.
A primeira coisa a se fazer é arar o solo e se livrar da safra atual de ervas daninhas, expondo o rico solo que você precisa plantar. Assim sendo, cada ideia errada sobre o crescimento é uma barreira para esta colheita e atrapalha o sucesso do seu ministério a longo prazo.
Os mitos sobre o crescimento da igreja são excessivos porque há muita discussão sobre esse tema. Muitas das discussões são úteis, mas há uma série de crenças sutis que ainda aparecem e que não são saudáveis. Na verdade, elas são totalmente supersticiosas e, às vezes, perigosas para a igreja.
Dessa forma, muitas igrejas lutam para crescer porque aderem a alguns desses mitos comuns de crescimento. Dentre eles, estão:
#1 O crescimento é sempre um sinal de uma igreja saudável
Certamente é bom ter uma multidão maior. Inclusive, alguém pode até argumentar que as coisas saudáveis espontaneamente crescem, como em um ciclo natural da vida.
Em contrapartida, não podemos esquecer que coisas prejudiciais também crescem: veja a parábola do joio em meio ao trigo, por exemplo. Portanto, aumentar de tamanho não é um sinal de que tudo está bem.
Aliás, existem muitas igrejas que poderiam contar inúmeras histórias sobre estratégias de crescimento de igrejas que pareciam funcionar, mas que apenas criaram igrejas maiores e não saudáveis que eventualmente implodiram.
É claro que o desejo de crescer está nos corações de líderes que almejam a expansão do Reino de Deus e um impacto maior na comunidade.
Todavia, é necessário que sua intenção esteja no lugar correto, e que você entenda e vise o crescimento não só por achar que uma igreja maior é mais saudável do que uma menor, mas porque realmente possui o desejo de fazer a diferença na obra do Senhor.
#2 Crescimento é sinônimo de boa liderança
O segundo mito sobre crescimento da igreja está relacionado à liderança da congregação.
Certamente a liderança é importante, mas não é o elemento decisivo no crescimento da igreja. Quando o seu ministério está crescendo, muitos fatores internos e externos entram em jogo – os líderes não são a única peça do quebra-cabeça.
Inclusive, quando as igrejas lutam para que o crescimento aconteça, muitas vezes começam a questionar aqueles que estão no comando, chegando a pensar que o pastor sênior é o obstáculo para o crescimento.
Justamente por conta desse pensamento, muitas igrejas acabam por tomar a decisão desastrosa de substituir um grande líder, e como resultado, muitos ministérios nunca se recuperam.
Às vezes, a falta de crescimento é devido a uma liderança ruim, mas tenha cuidado para não presumir que esse é o problema decisivo e único.
#3 A boa pregação é a resposta para o crescimento de sua igreja
Outro mito bastante recorrente sobre o crescimento da igreja está no achismo de que é a pregação o instrumento principal para o crescimento de uma obra.
Contudo, apesar de que pregar é extremamente importante, o fato de ter um orador carismático e talentoso não é o elemento isolado de que você precisa para fazer sua igreja crescer. A pregação é um elemento central da igreja, mas sozinha não é a resposta para o crescimento.
#4 Existe uma regra secreta para o crescimento da igreja
Como gostaríamos que isso fosse verdade!
Embora existam áreas estratégicas de foco, que desencadeiam o crescimento da igreja, são necessários todos os tipos de pessoas, métodos e ambientes para trazer pessoas a Deus.
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso da noite para o dia, ao contrário, é uma combinação de fatores trabalhando juntos, uma série de etapas de ação que levam uma igreja ao crescimento.
#5 Se você construir, mais pessoas virão
Mais pessoas podem vir, mas não é uma garantia.
Definitivamente, é preciso muita oração e orientação do Espírito para descobrir qual resultado você pode esperar antes de começar a expandir o templo da igreja.
Inclusive, existem algumas grandes histórias de projetos de construção que pareciam ter a mão de Deus sobre eles do início ao fim, mas que no fim, terminaram em dívidas altíssimas.
Assim sendo, um edifício pode ajudá-lo a crescer, mas não o fará crescer. Os edifícios não alcançam as pessoas, são as pessoas que o fazem.
Diante de tudo isso, baixe agora nosso e-book sobre “Os segredos de uma igreja que cresce” e conheça outras estratégias de crescimento, bem como maneiras de evitar obstáculos para o crescimento da sua igreja. É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente:
Nós ficamos muito felizes em te auxiliar e queremos ajudá-lo em todos os processos que envolvem a gestão da igreja.
Você já conhece o Atos6?
Somos um sistema de gestão integrada que auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades que oferecemos, é possível:
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e saiba mais como podemos te ajudar!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro do nosso conteúdo.
—————————————————————————————————————-
Leia também: As 3 tendências e as 3 pendências que as igrejas precisam olhar