4 maneiras de incentivar a leitura bíblica na sua igreja

Todo pastor ou líder deseja que toda a membresia de sua igreja seja apaixonada pelas escrituras, embora saibamos que isso nem sempre é uma realidade concreta. Dessa forma, é preciso que nos esforcemos para motivar a congregação nessa prática.
A leitura bíblica, além de fazer parte do cotidiano de todo cristão, também é uma ferramenta de crescimento espiritual e fortalecimento – é o alimento diário de que tanto precisamos.
Leia nosso artigo específico sobre “Como fazer um devocional produtivo todos os dias sem desanimar” e entenda mais sobre esse tema.
A importância do hábito da leitura bíblica
Mas por que é tão importante que nós cristãos cultivemos o hábito de ler e meditar nas escrituras diariamente? É fácil, com a rotina corrida a qual somos submetidos e com tantos outros afazeres que parecem tão urgentes, esquecermos – ou não priorizarmos – esse momento em nossos dias.
No entanto, um cristão que não tira tempo para a Palavra, certamente não está priorizando o Deus que fala através dela, o que é extremamente preocupante e perigoso.
Queremos te ajudar a mudar isso: fique agora com alguns motivos pelos quais é tão valioso criarmos o hábito da leitura bíblica:
- A leitura bíblica permite que escutemos a voz de Deus: ao invés de murmurar por não conseguir “ouvir” Deus falar contigo através de experiências sobrenaturais, experimente abrir as escrituras e dar liberdade ao Espírito Santo. A Palavra é viva!
- Adquirimos sabedoria: o hábito de ler as escrituras diariamente nos faz sábios para lidarmos com as situações da vida agradando ao Senhor. “Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.” (Salmos 119:99 – NVI);
- Vencemos o pecado e matamos a carne: uma vez que a Palavra do Senhor é alimento fortalecedor, quando lemos e meditamos na Bíblia, enfraquecemos a velha natureza;
- Encontramos consolo e esperança: a Bíblia encoraja e ajuda a superar os tempos difíceis. Através da Bíblia, Deus dá força e ânimo. “Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.” (Romanos 15:14 – NVI).
4 maneiras de incentivar a leitura bíblica na membresia da sua igreja
Mas como estimular, então, os membros da nossa igreja a criarem esse hábito tão necessário?
Pensando na importância da leitura bíblica e na necessidade de encorajarmos todos os membros para isso, preparamos 4 maneiras de incentivar esse hábito dentro da igreja, de uma forma diferente e espontânea. Confira!
#1 Promova cultos específicos para o estudo da palavra
O cronograma de reuniões e eventos semanais da sua igreja tem espaço para um culto voltado ao estudo da palavra?
Geralmente, preocupamo-nos em oferecer programações para jovens, reuniões de mulheres, entretenimento para crianças e treinamentos para voluntários. Acabamos esquecendo, porém, do estudo da palavra – indispensável para todos os públicos presentes na igreja.
Por isso, pense em um culto semanal, quinzenal ou até mensal voltado intencionalmente para um estudo bíblico mais aprofundado, isso certamente é um grande incentivo para a membresia da sua igreja começar a estudar a Bíblia com mais empenho e entusiasmo.
Uma outra ideia são as escolas bíblicas, que podem ser organizadas conforme a maturidade espiritual de cada público, e que também conta como programação específica para estudo da palavra. Saiba como organizar o seu departamento de ensino lendo nosso artigo específico sobre isso.
Feito isso, vamos à próxima dica!
#2 Insira a leitura bíblica nas células e na prática do discipulado
A leitura da palavra também deve estar presente na dinâmica dos grupos pequenos e no discipulado um a um, considerando que esses são os ambientes mais adequados para tirarmos nossas dúvidas, refletirmos em conjunto e promover discussões saudáveis sobre temas variados.
Mas como fazer isso de uma forma prática? Veja algumas das nossas dicas:
- Separe uma reunião da célula por mês para compartilhar um estudo bíblico mais aprofundado – que pode ser de um livro da bíblia em específico, ou um tema especial – no lugar da palavra costumeira;
- Proponha leituras semanais em forma de desafios para sua célula ou discípulo em acompanhamento. Uma ideia legal é ter um jeito de fazer os membros prestarem conta de seu estudo e leitura, como através de pequenos resumos ou até fluxogramas e infográficos;
- Conte a sua história paralela à alguma história bíblica. Essa ação demonstra que as escrituras são vivas, genuínas, atemporais e que se adequam a qualquer situação que venhamos a enfrentar.
E por falar em métodos criativos de incentivar a leitura bíblica, lá vai mais uma dica:
#3 Utilize gincanas e jogos para incentivar o público mais jovem
Realizar longas explanações, seminários ou cultos especiais voltados à palavra pode ser uma ideia não muito boa quando tratamos de crianças, adolescentes e o público mais jovem da igreja, concorda?
Uma vez que temos diversos públicos na igreja, são necessárias diversas linguagens e diferentes formas de abordagem também.
Pensando nisso, nossa próxima dica é a utilização de atividades integradas – como gincanas e jogos – que estimulem seu público ao hábito da leitura sem que percam o interesse, mas que o façam da forma mais animada possível.
As gincanas e jogos podem ser promovidos em sua igreja como uma programação específica para os jovens/adolescentes/crianças (dependendo do público que você deseja atingir). Portanto, exigirá o trabalho e empenho de toda a sua equipe de voluntários do ministério em questão, além de muita criatividade também.
Para te ajudar com isso, lá vai algumas dicas da equipe do Atos6:
- Torta na cara: um jogo de perguntas e respostas para todas as idades, o torta na cara é perfeito para treinar os conhecimentos bíblicos (e estimular o estudo também). Funciona assim: o mais rápido responde primeiro. Acertou? Tortada na cara do adversário! Errou? Leva torta na cara (e se diverte muito);
- Jogos de tabuleiro: os tradicionais tabuleiros também são ótimas alternativas para treinar o conhecimento bíblico e estimular a moçada jovem da igreja a querer saber mais. Hoje em dia, existem diversas opções de tabuleiros cristãos, mas você também pode montar seu jogo próprio, o que é ainda mais legal;
- Gincanas em equipes: as gincanas em equipe podem envolver esportes, competições musicais, gritos de guerra e tudo o que um bom acampamento/retiro pode oferecer. Além de incentivar o conhecimento bíblico dos seus jovens, você aproveita e estimula também a cooperação e o trabalho em equipe.
#4 Não faça parecer algo complicado
Nossa última dica é: não faça o estudo da Palavra parecer algo complexo demais ou exclusivo para pessoas com determinado “chamado”, habilidade ou capacidade intelectual.
Antes, ofereça formas e caminhos para que toda a membresia da sua igreja tenha oportunidade de estudar e conhecer cada vez mais.
Quer saber como estruturar sua gestão de ensino do jeito certo? O Atos6 pode te ajudar!
Com o módulo de ensino, você pode:
- Cadastrar escolas, cursos e turmas;
- Enviar relatórios de aula;
- Visualizar indicadores de alunos e turmas;
- Adicionar salas de aula e programar as suas aulas;
- Informar data de início e horários das aulas;
- Criar cronogramas, além de adiar e atrasar aulas/lições.
Saiba mais como facilitar sua gestão de ensino através da nossa ferramenta, clicando no botão abaixo:
Aproveite e confira todas as nossas funcionalidades. O Atos6 é baseado no conceito de integração e, por isso, oferece a você uma gestão completa e integrada: a solução para seus problemas administrativos e burocráticos.
Facilite o cotidiano da sua igreja e saiba mais clicando na imagem abaixo:
E agora, convencido? Se Jesus rasgou o véu e nos abriu o caminho em direção a Deus, todos podem (e devem) ter acesso à sua Palavra, lendo, meditando e praticando-a todos os dias, até o fim de nossas vidas passageiras.
Portanto, lembre-se: não complique esse hábito ou o exponha como algo difícil às pessoas. Antes, é preciso incentivar a leitura bíblica na membresia da sua igreja demonstrando a elas todos os benefícios de fazê-lo e como elas podem executá-lo na prática.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 6 dicas eficazes para o seu devocional em grupo