10 dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos

As igrejas em células já se tornaram bem recorrentes, hoje em dia. Como um organismo que é formado por pequenas unidades, as igrejas que trabalham com a visão celular são compostas por pequenos grupos de pessoas que, em conjunto, vivem a igreja no cotidiano e na prática.
Esses pequenos grupos, geralmente formados por 6 a 12 pessoas, reúnem-se semanalmente ou a cada 15 dias nas casas, a fim de ter um momento de comunhão, de compartilhar a palavra e de orar uns com os outros.
Dentre os benefícios das células, estão:
- As células promovem relacionamentos íntimos e uma comunidade integral;
- Elas fornecem uma introdução confortável para os ainda descrentes à fé cristã;
- Fornecem uma maneira ideal de cuidar das necessidades das pessoas dentro da igreja;
- Possibilitam a prática de orações focadas uns nos outros.
Para conhecer ainda mais vantagens, acesse nosso artigo sobre os 8 benefícios das células e pequenos grupos.
10 dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos
Muitas pessoas ainda vêem as células ou pequenos grupos de uma forma distorcida, por não conhecerem plenamente os objetivos e características dessa visão.
Por isso, elencamos as 10 dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos. Acompanhe.
#1 O que não pode faltar nas reuniões da célula?
Em primeiro lugar, é preciso entender que as células devem ser descontraídas e breves, e que sua dinâmica não pode ser semelhante à dos cultos que ocorrem na igreja.
Diferentemente do ambiente sério que os cultos carregam, as células prezam por uma atmosfera de comunhão e descontração. Por isso, a forma como elas acontecem – incluindo o modo de compartilhar a palavra, a disposição dos assentos, entre outros aspectos – é completamente diferente.
O que não pode faltar nas reuniões das células, então? Veja alguns exemplos:
- Conversa e compartilhamento de opiniões e pensamentos: na reunião da célula, o momento da palavra não deve ser um monólogo ou uma pregação expositiva e extremamente aprofundada. O mais recomendável é que a palavra seja breve (10 a 15 minutos no máximo), clara e objetiva, e que permita aos membros da célula fazer comentários, tirar dúvidas e interagir;
- Encerrar a reunião da célula com um lanchinho, um jogo, e/ou jogar papo fora: são nesses momentos que os membros da célula podem se conhecer melhor e os visitantes podem ser enturmados;
- Oração pelas necessidades: como o grupo é pequeno, torna-se possível orar por cada membro da célula em especial. Nesse momento, pode-se abrir para pedidos de oração, testemunhos, etc.
Outros aspectos importantes que também não podem faltar na reunião da célula são: avisos e anúncios das programações da igreja local, momento de louvor e adoração, dinâmicas ou quebra-gelos. Veja algumas dicas de dinâmicas de grupo aqui.
#2 Células são grupos de estudo bíblico?
De forma direta, a resposta é não. Apesar das reuniões das células serem “arquitetadas” para que os membros da célula fiquem sentados em roda, para incentivá-los a falarem e interagirem, elas não devem ser resumidas a ao estudo bíblico.
É claro que o crescimento em conhecimento, crescimento espiritual e ministerial são muito importantes dentro de uma célula, mas ela não deve ser rotulada a um “grupo de estudo”. Contudo, deve ser vista como um grupo de comunhão, amizade, discipulado e família.
#3 Células são grupos fechados?
Absolutamente, não. Embora as células tenham esse teor “familiar”, elas não foram criadas para ficarem estagnadas.
Assim como as células do corpo humano, que crescem e se multiplicam, os pequenos grupos precisam trabalhar para consolidar, acompanhar, discipular os membros que já fazem parte da célula, e trabalhar para ganhar novas pessoas e crescer.
O objetivo das células é justamente acolher pessoas, para que estas se sintam parte de algo e com o intuito de cumprir o Ide de Jesus.
#4 Qual é a diferença entre as funções do líder de célula e do anfitrião?
De forma resumida:
- Os líderes de célula são responsáveis por conduzir as reuniões do pequeno grupo, discipular cada membro da célula, orar e interceder por eles, acompanhar o progresso do grupo e delegar funções. Líderes de célula devem ser maduros, humildes, servos, ter o caráter aprovado, amar as pessoas e estar sempre disponível;
- Os anfitriões são aqueles que cedem suas casas para que a célula aconteça ali. Consequentemente, são eles que preparam o ambiente da reunião e que recebem os membros que vão chegando. Anfitriões devem ser pessoas responsáveis, acolhedoras, servas, simpáticas e aliançadas com o líder da célula.
Importante: muitas vezes o líder de célula é também o anfitrião, mas nada impede que essas duas funções sejam exercidas por pessoas diferentes, para que ninguém fique sobrecarregado.
#5 Por que uma célula precisa crescer e multiplicar?
Assim como as células do organismo, esse é o ciclo natural delas: crescer e depois se multiplicar em outra, que posteriormente também crescerá e se multiplicará.
Assim, o Reino de Deus se expande cada vez mais, conforme pessoas vão sendo salvas, acompanhadas, discipuladas, instruídas e enviadas para fazer o mesmo. Os frutos, como consequência, são visíveis: apesar de não ser o único objetivo das células, elas são ferramentas extremamente efetivas no processo de crescimento da igreja.
#6 Quando é o momento ideal para a multiplicação?
Uma das dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos é o momento “perfeito” para multiplicar. É claro que nunca chegará um momento em que não existirá nenhum problema ou defeito na célula, mas há alguns requisitos e indicativos que apontam o momento adequado:
- Número de membros na célula: a partir do momento em que a célula começa a crescer, não tem como deixarmos ela se expandir sem limite algum. Quando a célula alcança de 12 a 14 membros, já é possível multiplicar;
- Novo líder: outro requisito para a multiplicação é o líder que será enviado para liderar a nova célula, sem isso, não há como multiplicar;
- Novo anfitrião: não há como abrir uma nova célula sem um espaço para as reuniões, não é? Por isso, ter um anfitrião para a nova célula é indispensável.
#7 As células substituem os cultos na igreja?
Apesar das células serem reuniões de comunhão e compartilhamento da palavra, elas não substituem os cultos ou celebrações da igreja local. Na realidade, em igrejas que trabalham com a visão celular acabam por enxergar os cultos e celebrações como grandes reuniões de todas as células da igreja.
Os cultos são essenciais para o fortalecimento dos membros e para que um momento de adoração coletiva a Deus seja executado. Definitivamente as células não podem substituir esses momentos.
#8 É obrigatório que a célula ocorra dentro de uma casa?
Embora a visão celular tenha sido pensada como cultos nas casas, essa não é uma regra imutável.
É claro que as casas possibilitam uma atmosfera familiar e aconchegante para as reuniões, mas também é possível realizar as reuniões do pequeno grupo, ocasionalmente, em parques, cafés, alguma sala da igreja, ou até no trabalho.
Existem pessoas que ainda realizam células dentro de comunidades carentes, orfanatos, universidades e locais públicos.
#9 O que fazer quando os membros da célula estão desanimados?
Primeiramente, compreenda que, querendo ou não, isso vai acabar acontecendo. Como seres humanos, nós tendemos a oscilar e a ficarmos tristes e desanimados. Contudo, não permita que isso deixe sua célula morrer.
Até nos momentos em que o líder está desanimado, é preciso encontrar forças no Senhor para permanecer firme, compreendendo que a causa pela qual a célula acontece é muito maior e muito mais nobre do que qualquer coisa terrena.
Nos momentos difíceis, a oração e intercessão específica pela célula e por cada um dos membros é ainda mais indispensável. Além disso, não deixe de estar frequentemente em contato com os membros da célula – seja pessoalmente, ou através de ligações e mensagens.
#10 Como treinar o líder que será enviado?
Por último, uma das dúvidas mais comuns sobre células e pequenos grupos: como exatamente se deve conduzir o treinamento do líder que será enviado com a nova célula, após a multiplicação? Veja algumas dicas práticas:
- Não deixe para iniciar o treinamento do seu auxiliar (e futuro líder enviado) muito perto da sua data de multiplicação;
- Deixe que seu líder em treinamento conduza momentos específicos na célula (dinâmica ou quebra gelo, avisos e oração);
- Faça com que todos os membros do grupo enxerguem ele/ela como alguém que podem contar tanto quanto podem contar com você, o líder da célula;
- Dê a ele oportunidades de compartilhar a palavra, discipular alguns membros e acolher visitantes como todo líder dedicado deve fazer;
- Separe algumas células específicas para participar como um membro “normal”, a fim de permitir que seu líder em treinamento conduza a célula daquele dia inteiramente, do começo ao fim.
E pronto, ele estará pronto.
Pastorear uma igreja em células pode ser complexo e às vezes até difícil, mas certamente é muito prazeroso e recompensador. Nesse sentido, você não precisa lidar sozinho com as dificuldades que aparecerem, nós queremos te ajudar!
Você já conhece o Atos6?
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão especializado em igrejas e que conta com diversas funcionalidades. Com a ferramenta de gestão de células, é possível:
- cadastrar e visualizar suas células no mapa;
- enviar e receber os relatórios semanais;
- acompanhar o crescimento de cada célula;
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- visualizar relatórios com gráficos de evolução.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Quais são suas dúvidas sobre células ou pequenos grupos? Comente aqui embaixo! Para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado, assine nossa newsletter.
—————————————————————————————————————-
Leia também: 8 hábitos do líder eficaz de grupos pequenos | Dica de leitura Atos6