Marketing na igreja? Entenda tudo sobre esse tema e como aplicá-lo

Como assim, marketing na igreja?
Embora esse seja um tema um tanto quanto controverso e muitas vezes visto com maus olhos, mal interpretado e ainda evitado, o marketing está inserido em todas as igrejas, independente do seu porte e se ele é aplicado de forma intencional, ou não. Mas ele está lá.
Fazemos marketing quando convidamos alguém para uma visita na nossa igreja, para a célula, para algum culto ou evento especial e quando nos esforçamos para manter alguém dentro da igreja, também.
Fazemos marketing ao divulgar fotos da igreja nas nossas redes sociais, ou quando enviamos o banner de alguma programação para algum contato no WhatsApp. Estamos fazendo marketing sem perceber, às vezes. E ainda, fazemos também o marketing intencional.
Ainda assim, esse tema gera bastante polêmica, considerando que muitos enxergam o marketing na igreja enquanto um instrumento para tornar a fé uma mercadoria, ou para visar lucros e sucesso. Todavia, não é essa a intenção.
Na realidade, quando aplicado de forma ética e de acordo com os princípios bíblicos, o marketing na igreja é sim uma ferramenta poderosa para atrair novas pessoas, consolidar outras e promover o crescimento da igreja, para a glória de Deus.
Nesse artigo, elencamos para você 5 formas de aplicar o marketing na igreja e como ele pode ser útil em seu ministério. Boa leitura!
Como aplicar o marketing na igreja?
Como já viemos falando, o marketing pode sim ser uma ferramenta eficaz e muito inovadora enquanto estratégia de:
- Atração de visitantes;
- Crescimento da igreja;
- Engajamento da membresia;
- Impulsionamento das células.
É claro, isso quando aplicada estrategicamente e com princípios.
Veja 5 formas de como aplicar o marketing na igreja, a seguir:
#1 Capriche no seu site
Sua igreja possui um site? Se ainda não, o que você está esperando? O site é uma ferramenta de divulgação, engajamento e fonte de informações muito efetiva.
Mesmo que você tenha investido em um letreiro bonito ou em uma placa bem grande na frente da sua igreja, a primeira coisa que as pessoas irão provavelmente ver antes de visitarem sua igreja, hoje em dia, é o site dela. Ele será, então, o causador da primeira impressão.
Por isso, além de oferecer ferramentas interativas para os membros, ter um site da igreja possibilita também que as pessoas tenham acesso às informações que precisam, tais como:
- Horários das celebrações e cultos;
- Endereço / Localização;
- Informações de contato.
Outros elementos muito interessantes a serem inseridos no site da sua igreja também são um guia para células (que contenha o nome, o endereço e demais informações das células da sua igreja), e também uma aba para os departamentos da igreja. Assim, os usuários do seu site saberão como sua igreja funciona e o que ela preza.
#2 A igreja nas mídias sociais
A segunda forma de aplicar o marketing na igreja, na realidade, é um dos elementos mais influentes da atualidade: as mídias – ou redes – sociais.
Hoje em dia, ainda mais com a pandemia, muitas pessoas passaram a aderir aos cultos on-line, e a procura por conteúdos nesse sentido aumentou consideravelmente.
Nesse sentido, utilizar essas ferramentas de engajamento é uma estratégia muito eficiente para desfrutar os benefícios do marketing na igreja. Entenda mais sobre isso lendo o nosso artigo específico sobre o tema. Basta clicar na imagem abaixo e acessar:
Outro aspecto muito importante é que você se atente à geração de conteúdo tanto para os membros que seguem suas redes sociais e já consomem seu conteúdo, quanto para os visitantes e as pessoas interessadas a participarem de sua congregação, mas que ainda não participaram de alguma programação da igreja.
Por isso, fique com algumas dicas do que você pode oferecer nas suas mídias sociais para os membros já consolidados:
- Trechos de sermões anteriores;
- Frases de pregações;
- Interação nos stories;
- Fotos das programações.
E para os que ainda não conhecem a sua igreja:
- Localização e endereço, que pode ser oferecido da forma mais ilustrada e facilitada possível;
- Visão da igreja e apresentação dos pastores;
- Cronograma de cultos e eventos;
- Apresentação dos departamentos da igreja.
#3 O famoso “boca-a-boca”
A terceira forma de aplicar o marketing na igreja, e talvez o mais relevante, é o tradicional “boca-a-boca”, que sempre funciona.
Pense comigo: quantos lugares você já frequentou só porque foi recomendação de um amigo ou de um familiar seu? Imagino que muitos, não é?
Com a igreja não é diferente. O maior canal de comunicação, atração e convite para a igreja é você chegar em uma pessoa e simplesmente convidá-la para frequentar um culto ou uma programação promovida pela igreja junto com você.
Podemos perceber, assim, a grande responsabilidade que é falar da nossa igreja para alguém que ainda não a conhece. É, inclusive, algo decisivo e que pode definir se uma pessoa irá frequentar a sua igreja, ou não.
Dessa forma, incentive seus membros a prezarem pelo famoso “boca-a-boca”, instruindo-lhes a perceberem a grande responsabilidade da forma como irão divulgar, ou não, a sua congregação.
#4 Aplicativo para igrejas
Outra aplicação muito efetiva do marketing na igreja, e que tem crescido e se popularizado cada vez mais, é o aplicativo para igrejas.
Os aplicativos infiltraram-se no dia a dia das pessoas de uma forma drástica e completamente impactante. As igrejas, nesse cenário, podem aproveitar esses dados para se fazerem presentes onde as pessoas estão: tendo seu próprio aplicativo.
Leia esse case de sucesso sobre o app para igrejas e descubra como essa ferramenta pode ser eficiente para a sua igreja:
Diversas são as funcionalidades disponíveis em um aplicativo próprio para igrejas. Elas vão desde registros e cadastros, até a elaboração de conteúdos exclusivos para os membros, e geram um maior alcance e engajamento para sua igreja.
Além disso, ter um aplicativo próprio para sua igreja, possibilita com que você:
- Melhore a comunicação da sua igreja;
- Otimize a gestão da igreja;
- Facilite e proporcione um meio alternativo dos membros contribuírem financeiramente.
Saiba mais sobre essa funcionalidade:
#5 Recrute voluntários
Por último, precisamos enfatizar a grande importância que os voluntários possuem para o marketing na igreja. Afinal, sem eles, como as redes sociais serão movimentadas, o site da igreja operado e os conteúdos gerados?
Só é possível aplicar o marketing na igreja com eficácia, sensibilidade e excelência, quando há um time de voluntários eficientes por trás de tudo isso.
Descubra como estruturar e gerenciar uma equipe de voluntários da melhor forma, clicando aqui.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Igreja orientada por números? Descubra os motivos e as principais vantagens