6 exemplos de discipulado na Bíblia

Muitos são os exemplos de discipulado na Bíblia, que, enquanto estilo de vida da comunidade cristã, ferramenta para consolidação de novos convertidos, relacionamentos profundos, crescimento de células e da igreja, é uma das maneiras mais lindas, verdadeiras e bíblicas de viver o cristianismo.
O próprio Jesus nos orientou em relação ao discipulado quando disse:
“Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18-20 – NVI).
E ainda, além das palavras, Jesus viveu e demonstrou o discipulado em seu cotidiano. Ele foi o maior exemplo de discipulado que já existiu.
Aliás, foi através desse meio que a igreja de Cristo se estabeleceu, cresceu, multiplicou e chegou até nós: uma vida em comunhão, relacionamento e ensino entre os irmãos.
Pensando nisso, preparamos 6 exemplos de discipulado na Bíblia, a fim de inspirar você a viver isso também. Boa leitura!
6 exemplos de discipulado na bíblia
O discipulado está presente desde o antigo testamento até o novo, nas mais diversas histórias relatadas. Em Atos, quando a Igreja Primitiva já começava a se estabelecer e a organizar-se, encontramos:
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.” (Atos dos Apóstolos 2:42 – NVI).
O discipulado, nessa perspectiva, vai muito além de encontros marcados e estudo bíblico, por exemplo. Na realidade, o discipulado bíblico tem um significado muito maior: é como um relacionamento entre irmãos (ou pai e filho), em que se objetiva alcançarmos a estatura de Cristo através do ensino, da comunhão, e principalmente do testemunho.
Sendo assim, apesar de não encontrarmos a palavra “discipulado” contida nas escrituras, a enxergamos de forma implícita em muitas passagens das escrituras.
Fique agora com 6 exemplos de discipulado na Bíblia;
#1 Moisés e Josué
Josué foi o sucessor de Moisés como líder e também seu fiel servidor. O discipulado dos dois durou em média 40 anos, quando o povo de Israel se encontrava no deserto, rumo à Terra Prometida. Veja o que diz as escrituras:
“O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.” (Êxodo 33:11 – NVI).
Moisés, enquanto líder do povo de Israel, esteve próximo de Josué de modo que verdadeiramente o discipulou. Josué, por sua vez, tornou-se um homem sábio, temente a Deus e desejoso por conhecê-lo cada vez mais – como podemos observar na série B do versículo acima.
Inclusive, depois da morte de Moisés, foi a Josué que Deus concedeu a liderança do povo de Israel, instruindo-o para que fosse forte e corajoso e o escolhendo para que fosse o homem que levaria o povo de Deus a Canaã.
#2 Noemi e Rute
Noemi era esposa de Elimeleque, ambos eram hebreus e viviam em Judá. Algum tempo depois, porém, houve uma grande fome em Belém de Judá, e toda a família de Elimeleque (sua esposa, seus dois filhos e suas duas noras), foram procurar abrigo em Moabe, por um tempo.
Estando ainda lá, entretanto, tanto Elimeleque quanto seus dois filhos faleceram, e Noemi ficou sozinha com suas duas noras.
Sabendo então, que o Senhor havia sido misericordioso com seu povo e que havia lhes provido alimento, Noemi seguiu em direção a sua terra, a fim de voltar. Assim, despediu e abençoou suas duas noras (Orfa e Rute), para que voltassem para suas casas e seus deuses.
Orfa retornou, Rute, em contrapartida, jurou fidelidade e lealdade a sua sogra Noemi, dizendo:
“Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! ” (Rute 1:16,17 – NVI).
Por tanto amar Noemi e ser influenciada por sua conduta de vida e pelo relacionamento entre as duas, Rute decidiu deixar sua terra e passou a servir ao Deus de Noemi.
Por causa disso, o Deus de Noemi – que agora também era o Deus de Rute – a abençoou tremendamente, e se casando com Boaz, Rute gerou Obede, que gerou Jessé, que foi pai do Rei Davi.
A história das duas reflete um discipulado vivido no cotidiano, em que a vida de Noemi tanto agradava ao Senhor, que despertou em Rute o desejo de servi-lo também. E Rute foi fiel a Noemi até o fim.
#3 Elias e Eliseu
Elias e Eliseu foram profetas que Deus enviou, num esforço para salvar o reino do Norte. O ministério deles, tomado em conjunto, durou cerca de 75 anos, no período central do reino do Norte, e sua caminhada juntos é um dos exemplos mais claros de discipulado na Bíblia.
Elias, enquanto profeta e homem de Deus, passou a caminhar com Eliseu quando Deus o ordenou para que o ungisse a fim de que fosse o próximo profeta, seu sucessor:
“Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.” (1 Reis 19:16 – NVI, grifo nosso).
Em 2 Reis, ao longo das passagens, conseguimos perceber que Eliseu tinha como condição ser servo, companheiro, discípulo, amigo, herdeiro e sucessor de Elias.
Eliseu foi muito leal a Elias, como podemos perceber nesta leitura:
“e no caminho disse-lhe Elias: “Fique aqui, pois o Senhor me enviou a Betel”. Eliseu, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só”. Então foram a Betel.” (2 Reis 2:2 – NVI).
Tanto, que, quando Elias foi levado ao céu, o pedido de Eliseu foi a porção dobrada do espírito de Elias, e assim se fez: Eliseu imediatamente passou a operar os mesmos milagres de Elias, e se tornou também um grande profeta.
“Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito.” ( 2 Reis 2 – 9 – NVI).
Nesse contexto, isso não significou meramente um pedido. Esse foi o momento em que Elias passou a Eliseu a maior herança que um pai espiritual poderia passar para o seu filho e discípulo.
#4 Jesus e os 12
Esse foi o maior e mais brilhante dos exemplos de discipulado na Bíblia que poderíamos pontuar. Jesus fez de alguns homens simples, grandes apóstolos e transformadores da história, apenas convivendo com eles por 3 anos.
O caráter de Cristo irradiava sabedoria, integridade, temor e completa confiança a Deus, autoridade, simplicidade e humildade. Jesus era para os discípulos – e hoje é para todos nós – o cumprimento de tudo que estava escrito nos livros dos profetas. Ele era “o verbo que se fez carne e habitou entre nós.” (João 1:14 – ACF).
Dos seus 12 discípulos, podemos destacar:
- Pedro: que após a morte de Cristo, conduziu a missão entre os que ficaram e serviu com seu trabalho missionário por mais 35 anos, até o dia em que ele foi morto – 68 anos depois do nascimento de Cristo;
- João: que recebeu a grande revelação do fim dos tempos e a registrou, no livro de Apocalipse;
- Felipe: que deu continuidade à missão na Ásia, nas regiões de Frígia e Hierápolis;
- Bartolomeu: que exerceu a sua missão em Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia;
- Mateus: que continuou sua missão no lugar onde viveu com Cristo e percorreu toda a Pérsia, Judeia e Etiópia;
- Tomé: que saiu saiu em missão pela Índia.
Esses são apenas alguns dos feitos que os discípulos de Jesus – posteriormente apóstolos – realizaram.
#5 Barnabé e Paulo
Barnabé era membro da Igreja Primitiva de Jerusalém e é descrito no livro de Atos como “um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.” (Atos 11:24 – NVI).
Ele teve um papel muito importante no ministério de Paulo, quando esse recém acabara de se converter a Cristo, e ainda era mal visto por causa dos seus feitos. Como dizem as escrituras:
“Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus.” (Atos 9:27- NVI).
Posteriormente a isso, Barnabé e Paulo realizaram muitas viagens missionárias juntos, e fizeram um trabalho grandioso na plantação de diversas igrejas gentias começando por Chipre e indo até bem dentro da Ásia Menor.
#6 Paulo e Timóteo
Já no auge do ministério de Paulo enquanto apóstolo e missionário, Timóteo realizou muitas viagens missionárias ao lado de Paulo, e esteve junto do apóstolo na Macedônia quando a epístola de 2 Coríntios foi escrita.
Timóteo também esteve em Corinto quando Paulo escreveu a Epístola aos Romanos, e mais tarde, quando as epístolas aos Colossenses, Filipenses e Filemom foram escritas.
Paulo sentia um enorme carinho por Timóteo, como em uma relação de pai e filho. Inclusive, Timóteo se tornou um grande homem, exercendo um impacto gigantesco na igreja primitiva e na propagação do Evangelho.
Veja o que diz João Calvino sobre Paulo e Timóteo:
“A Timóteo, meu verdadeiro filho.” Esta qualificação comunica grande honra a Timóteo, pois Paulo o reconhece como seu filho legítimo, não menos digno que seu pai, e deseja que outros o reconheçam como tal. De fato, ele enaltece a Timóteo como se ele fosse outro Paulo.” – João Calvino.
Todos esses exemplos de discipulado na Bíblia são verdadeiras inspirações para seguirmos. Através deles, conseguimos enxergar o impacto que o relacionamento, o testemunho e a comunhão são capazes de proporcionar.
E você? Como é o discipulado em sua igreja?
Quer estruturar melhor a gestão de membresia e discipulado na sua igreja? Conheça o Atos6!
O Atos6 é a plataforma mais completa e integrada de auxílio à gestão e às tarefas cotidianas da igreja.
O sistema conta com:
- Gestão financeira;
- de membros;
- de células;
- Gestão de ensino;
- Gestão de eventos;
- Aplicativo personalizado.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo. Assine nossa Newsletter para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!
—————————————————————————————————————-Quer saber mais sobre discipulado? Leia também: 5 dicas práticas para discipulado e cuidado de pessoas e 5 atitudes que fazem a diferença no discipulado.