Como manter os novos convertidos na igreja em 3 passos | Série igrejas que crescem

Qual a importância de termos estratégias e ferramentas para manter os novos convertidos na igreja?
Depois de passarem pela jornada do visitante, os novos membros ainda permanecem em processo de adaptação, e podem, inclusive, passar por algumas dificuldades. Saiba quais são elas clicando aqui.
Por isso, é fundamental que a igreja esteja preparada – com estratégias e muita disposição – para fazer com que os novos convertidos sintam-se em casa e tenham vontade de permanecer congregando ali.
Pensando nisso, elencamos 3 passos de como manter os novos convertidos na igreja. Antes disso, porém, compreenda a importância de pensarmos sobre esse tema, e quais são os impactos caso não nos preocupemos com ele:
Qual a importância de pensarmos sobre esse tema?
Os novos convertidos – espiritualmente falando – são como criancinhas de colo: muito animadas para aprender, descobrir e vivenciar coisas novas, mas ainda extremamente dependentes de auxílio, amparo, atenção e de uma mão que os oriente.
E enquanto membros maduros, a missão dos líderes e dos voluntários da igreja é justamente nos tornarmos verdadeiros irmãos mais velhos para os novos convertidos, ajudando-lhes a permanecerem, sanando suas dúvidas, consolidando, discipulando.
Nesse ponto de vista, caso não haja alguém “mais velho” – ainda seguindo a mesma analogia – como os novos saberão o que devem fazer em seguida, para onde devem olhar e em qual direção devem caminhar?
É claro que o Espírito Santo é o nosso Consolador e certamente estará sempre junto aos novos irmãos, convencendo-lhes do pecado, da justiça e do juízo, consolando-os em suas tribulações e direcionando-lhes em direção a Deus.
Em contrapartida, torna-se muito mais provável manter os novos convertidos na igreja quando eles estão sendo devidamente acompanhados. Afinal:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4:9-10 – ACF).
Nessa perspectiva, devemos refletir: se não houver um acompanhamento dos novos convertidos, o que acontecerá? Provavelmente:
- Os membros recém-chegados tenderão a procurar outra igreja que oferece esse acompanhamento;
- Os novos membros se sentirão desanimados e tentados a retornar à velha vida;
- Os novos convertidos se decepcionarão com a igreja, o que é muito perigoso, visto que pode gerar um bloqueio dessas pessoas em relação à vida com Deus.
Não queremos que isso aconteça, né?
Por isso, fique com os 3 passos de como manter os novos convertidos na igreja. Boa leitura!
3 passos para manter os novos convertidos na igreja
Existem 3 passos práticos e fundamentais quando falamos de manter os novos convertidos na igreja. É claro que eles não são uma regra geral e exclusiva, visto que existem também outras estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para esse fim, conforme a visão de cada igreja.
Contudo, os 3 passos que abordaremos aqui são essenciais em todo processo de consolidação de pessoas dentro da igreja, e que portanto, devem ser postos em prática, de uma forma ou de outra. São eles:
#1 Reforce a comunicação
A comunicação é a força vital da igreja e a base da sua missão. Nesse quesito, é possível adotarmos diversas ferramentas – sejam elas físicas ou on-line – a fim de que essa comunicação igreja/novos convertidos seja reforçada.
Veja algumas dicas de como colocar esse primeiro passo em prática:
Reforçando a comunicação física:
- Estruture um time de voluntários responsáveis exclusivamente pela recepção nos cultos e eventos da igreja;
- Pense na possibilidade de um ministério/departamento próprio para a integração das pessoas dentro da igreja, antes e após os cultos. Com isso, é possível dar as boas-vindas aos novos, coletar contatos, apresentar a eles às células, entre outros aspectos;
Com isso, torna-se muito mais fácil manter os novos convertidos engajados na igreja, de forma a encaminhá-los para alguma célula ou pequeno grupo, e para o discipulado também.
Reforçando a comunicação on-line:
A tecnologia pode ajudar sua igreja a se comunicar por diversos canais, compartilhando a fé cristã, alcançando almas e evangelizando através das mídias sociais, site e aplicativo próprio.
Por um lado, as pessoas que já são membros da igreja podem estar conectadas aos cultos, ler devocionais, receber mensagens, contribuir e viver o dia a dia da igreja de onde estiverem.
Do outro, os novos convertidos têm a possibilidade de conhecerem ainda mais a igreja na qual começaram a congregar, procurar uma célula viável para ele, e se engajar ainda mais com a igreja.
E para que isso seja possível, há diversas ferramentas disponíveis para as igrejas utilizarem. Leia sobre elas clicando aqui.
O destaque entre elas, porém, é o aplicativo para igrejas.
Conheça o Atos6 Prime!
O Prime é o aplicativo para igrejas formulado pela equipe do Atos6. Ele possibilita uma igreja além do templo, de forma a proporcionar a verdadeira inovação em app próprio para igrejas.
Com ele, seus membros conseguem acessar as notícias e avisos da semana – tais como o cronograma de eventos e cultos da semana – os eventos marcados do ano todo e conteúdos exclusivos como devocionais e sermões, tudo no mesmo lugar.
Além disso, o aplicativo permite com que você receba contribuições de qualquer lugar do mundo, consiga um maior alcance e engajamento, e ainda tenha um design com a cara da sua igreja, personalizado da forma que você quiser.
Dentre as funcionalidades que o Atos6 Prime oferece, tem-se ainda:
- Envio de notificação push para os membros;
- Doação online;
- Calendário de eventos;
- Postagem de vídeos;
- Mensagens diretas para a membresia;
- Devocional próprio da igreja;
- Divulgação de projetos;
- Relatório de célula;
- Busca avançada de membros;
- Design personalizado com a identidade visual da igreja;
- integração com o Atos6 Gestão.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
#2 Descentralize a responsabilidade
Manter os novos convertidos na igreja é tarefa de todos os membros.
É claro que o acompanhamento inicial dos novos convertidos pode ser feito pela equipe de recepção/acolhimento (como falamos no tópico anterior). No entanto, o acompanhamento contínuo ou aprofundado é ainda mais eficaz quando feito por meio das esferas ministeriais existentes na igreja local.
Além disso, é importante que não haja sobrecarga de responsabilidades sobre determinado grupo de pessoas, mas que essa responsabilidade seja descentralizada, como uma missão de todos e para todos. Por isso, preste atenção nas nossas dicas:
- Foque nas células, elas são instrumentos ótimos para consolidar alguém dentro da igreja, considerando sua atmosfera descontraída e aconchegante;
- Encaminhe os novos convertidos para algum discipulador. Ter alguém ao lado para desabafar, receber apoio e orações e ter alguém para quem prestar contas aumenta muito a chance de permanecer.
#3 Recolha feedback
Por último, um dos passos mais importantes quando o assunto é manter os novos convertidos na igreja: os feedbacks.
Originado da língua inglesa, o termo “feedback” se refere, em português, aos conceitos de realimentação e retorno.
Você já pensou em pedir feedback de visitantes e novos convertidos para melhorar o processo de transformar visitantes em membros?
Os visitantes têm novos olhos para avaliar sua igreja. Assim, as primeiras impressões, comentários e sugestões podem ajudar muito a aprimorar as estratégias e ações de conversão.
Além disso, considerando que as pessoas estão familiarizadas com o uso da mídia social para compartilhar comentários ou questões de atendimento ao cliente com outras marcas, sua igreja tem a oportunidade de fazer os visitantes se sentirem reconhecidos ao valorizar a opinião deles.
Dessa forma, com os feedbacks, você será capaz de fazer as mudanças necessárias – caso alguém tenha uma experiência negativa – e permanecer investindo nos aspectos que foram elogiados no feedback que você recebeu.
Tendo isso em vista, contar com um sistema de software abrangente da igreja pode conectar dados e membros, e auxiliar as igrejas a encontrarem oportunidades de ministério para fazer cada pessoa se sentir mais valorizada e importante.
Uma igreja que faz a gestão de membresia consegue, através de uma plataforma como o Atos6, reunir dados importantíssimos sobre os membros e, assim, conhecer, cuidar e desenvolver seu rebanho.
Dentre as nossas funcionalidades, você consegue:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e conheça já o Atos6!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 4 passos de uma jornada do visitante eficaz | Série Igrejas que crescem