O trabalho dos contadores de igrejas pode ser mais eficiente. Saiba como!

Sabemos que a contabilidade para igrejas é um processo relativamente complexo comparado aos outros tipos de instituições, e que requer algumas particularidades. Nesse ponto de vista, o trabalho dos contadores de igrejas exige zelo, cuidado e muita atenção.
As igrejas, classificadas como “pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos”, devem ser devidamente registradas nos órgãos competentes para que sejam efetivamente uma pessoa jurídica de direito, sujeita a direitos e deveres.
Para esses órgãos, ainda, a legislação confere:
Imunidade tributária:
A imunidade tributária confere que as organizações religiosas não devem pagar impostos ao Fisco. Este é um direito estabelecido pela legislação brasileira na lei do Sistema Tributário Nacional de 1966, e na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Obrigações:
- Legais: estatutária, tributária, associativa, de voluntariado, administrativa, criminal e financeira;
- Acessórias: ECF (Escrituração Contábil Fiscal), ECD (Escrituração Contábil Digital), EFD Contribuições, DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) e DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais);
- Trabalhistas: GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), GFIP sem movimento, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Para compreender ainda mais acerca das obrigações, dos direitos e do papel integral do contador na assessoria contábil para igrejas, baixe gratuitamente nosso e-book criado especialmente para você, contador de igreja.
Basta clicar na imagem abaixo e fazer o download:
Diante do exposto, conseguimos perceber todas as exigências que um bom trabalho dos contadores de igrejas necessita prestar, a fim de que tudo permaneça devidamente regularizado e em dia – considerando que as igrejas não são apenas instituições, mas fazem parte de algo maior – e que não pertencem aos homens.
Vejamos um pouco mais a respeito do papel do contador na assessoria voltada a igrejas:
As principais funções de um contador de igreja
Quando se trata de contabilidade para igrejas, os contadores podem atuar na abertura, na regularização e na rotina da igreja. Saiba todos os detalhes através do nosso artigo específico sobre isso, clicando aqui.
Em suma, no contexto da regularização de uma organização religiosa, o contador atua no envio das obrigações legais da igreja, calculando taxas e entregando obrigações acessórias nos prazos definidos.
Além disso, o contador também auxilia na consultoria normativa do setor, consultoria contábil e consultoria fiscal, gerando e emitindo documentos contábeis, lidando com a burocracia e com as leis, reduzindo possíveis riscos de multas e erros, entre outros.
Nesse contexto, e considerando todas as etapas, processos e particularidades da assessoria contábil para igrejas, é essencial que se encontre um meio de facilitar e otimizar o trabalho dos contadores de igrejas.
Sistema de gestão financeira para contadores
E falando nisso, a ferramenta ideal é o sistema de gestão financeira específica para contadores, capaz de automatizar processos e reduzir tempo de trabalho, o que facilita o cotidiano de um contador de igrejas.
Você já conhece o Atos6?
O Atos6 é o sistema de gestão para igrejas mais completo e integrado do Brasil. Dentro dele, oferecemos funcionalidades que permitem a facilidade de diversos âmbitos eclesiásticos, tais como:
- Gestão financeira;
- de membros;
- de células;
- Gestão de ensino;
- Gestão de eventos;
- Aplicativo personalizado.
E não para por aí.
Pensando nos contadores que prestam serviços às igrejas, o Atos6 passou a oferecer uma plataforma exclusiva de gestão financeira para contadores de igrejas, a fim de auxiliar e simplificar seu trabalho.
Quer saber como isso é possível e ainda mais? Continue lendo!
Atos6 na economia do tempo de trabalho dos contadores de igrejas
Você sabia que, utilizando nossa plataforma de gestão financeira para contadores, você reduz até 70% do seu tempo de trabalho?
Isso é possível porque, além de automatizar processos que antes seriam executados manualmente, a plataforma também está integrada com os principais sistemas contábeis do mercado (SCI, Domínio, Alterdata, Nasajon).
Além disso, é possível eliminar o trabalho manual e suscetível a erros, a dificuldade de acesso aos dados de prestação de contas, a insegurança em relação à consistência dos dados e a dificuldade na troca de demonstrativos financeiros entre a diretoria da igreja e o contador.
O Atos6 também possibilita vantagens no sistema, como:
- Plataforma na nuvem: o que confere segurança e confiabilidade às informações e dados;
- Acesso remoto e multiusuários;
- Certificado de Segurança SSL: gerando uma credibilidade muito maior ao seu trabalho;
- Backup diário automático: que reduz o risco de perda de informações e dados importantes;
- Permissões de acesso: mais uma ferramenta que te oferece segurança;
- Plataforma sempre atualizada.
Veja 3 funcionalidades que o Atos6 Gestão Financeira oferece para reduzir o tempo de trabalho dos contadores:
#1 Plano de contas
Essa ferramenta possibilita com que o contador tenha, de forma organizada, todos os dados do planejamento orçamentário de todas as igrejas que ele atende, permitindo um acesso mais fácil e devidamente categorizado.
O plano de contas é personalizado de acordo com as necessidades de cada igreja, contendo o cadastro das categorias e subcategorias de despesas e receitas.
#2 Anexos
Os anexos fazem com que os contadores consigam acessar documentos, NF´s e recibos das igrejas as quais presta assessoria. Assim, ele não precisa ficar procurando todos os documentos que precisa e perdendo tempo com isso, visto que todos os anexos estarão disponbilizados na plataforma.
Ainda, há o cadastro de todos os fornecedores de cada igreja, os centros de custos e as contas bancárias, o que possibilita o contador visualizar todas as informações de extrato e manter o financeiro organizado.
#3 Conciliação bancária
A conciliação bancária, funcionalidade mais recente do Atos6 Gestão Financeira, possibilita automatizar processos financeiros que antes seriam feitos manualmente. Dessa forma, todos os bancos ficam centralizados na mesma plataforma, o que também reduz drasticamente o tempo de trabalho dos contadores.
Com isso, o trabalho dos contadores de igrejas se torna mais rápido, seguro, prático e com diversos benefícios. Veja alguns deles:
- Maior agilidade, eficiência e precisão em todo o trabalho;
- Integração Contábil completa com os principais ERPs;
- Transparência em todos os processos.
Saiba mais sobre o Atos6 Gestão Financeira para contadores – e as demais funcionalidades oferecidas – clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa Newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado.
—————————————————————————————————————-
Para saber mais acerca da contabilidade para igrejas, leia também: