3 aspectos de uma ótima gestão de igrejas

A administração eclesiástica – ou seja, a gestão de igrejas e a tarefa de organizar, administrar e direcionar cada igreja – é fundamental para o bom funcionamento de qualquer ministério e reflete no cotidiano de toda a congregação.
Tendo em vista essa relevância, existe uma necessidade de garantir uma boa gestão, visto que, apesar da gestão de igrejas ser algo complexo, também é essencial para a saúde e o crescimento delas.
Sendo assim, se sua administração não for forte o suficiente para suportar o peso de sua visão, sua congregação estará em perigo real de falhar.
Portanto, o Atos6 reuniu as melhores práticas de gestão de igrejas para ajudá-lo a se destacar. Abaixo estão três aspectos que você precisa implementar para ter uma ótima gestão na sua igreja. Boa leitura!
#1 Pessoas certas
Quem quer que esteja nesta função – a de zelar pelo bom gerenciamento e administração da igreja – deve ter conhecimento adequado, experiência e os recursos necessários para uma gestão de igrejas de excelência.
Além disso, igrejas com uma boa gestão têm a preocupação de descobrir pessoas com o dom de administração e investem tempo e recurso no treinamento de liderança e formação de equipes, para que os diversos serviços sejam realizados de forma eficientes e sem haver sobrecarga para uma minoria e principalmente para o pastor sênior.
Porém, a falta de alguém capacitado para executar uma determinada tarefa não significa que ela não pode ser contratada. A maioria das habilidades podem ser aprendidas com a capacitação, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Assim, mesmo que a capacitação possa não parecer chamativa à primeira instância, isso será refletido na excelência da execução das atividades. Por isso, não hesite ou tenha preguiça em compartilhar treinamento e materiais para desenvolver habilidades que os colaboradores ainda não possuem.
Lembre-se: um bom gestor é aquele que conhece seu time e delega funções de maneira personalizada, de modo que as habilidades de cada colaborador sejam bem aproveitadas e as tarefas sejam executadas de forma mais eficaz.
#2 Recursos tecnológicos
À medida que a igreja cresce, ela precisa de ajuda para gerenciar suas equipes, finanças, eventos, cursos e elementos de serviço.
E para isso, existem diversas formas da tecnologia servir de instrumento de evangelização e discipulado.
Em termos de necessidades que você precisa implementar para uma gestão eficaz às igrejas, porém, ao optarem por uma plataforma de gestão, é possível administrar as finanças e comunicação das congregações, além de automatizar e organizar tarefas, economizando tempo de pastores e líderes.
Dessa forma, a tecnologia pode ajudar na gestão de igrejas com softwares para centralizar as informações, unindo uma base de dados para tomada de decisões e execução de atividades.
Outra maneira que a tecnologia pode ajudar na otimização da gestão da sua igreja é na não dependência do deslocamento físico para a realização de reuniões e conferências, permitindo que pessoas de lugares distintos comuniquem-se em tempo real, algo essencial no momento de isolamento social que estamos vivendo.
Em suma, a automatização de processos, a mobilidade e a incorporação desses equipamentos podem simplificar o trabalho dos administradores da igreja, favorecendo a comunicação, crescimento e estabilidade da congregação.
Veja como podemos te ajudar nisso:
3. Processos bem estabelecidos
A padronização de processos é o ato de organizar e formalizar os processos, desenvolvendo um padrão a ser seguido por todos os colaboradores.
Nessa perspectiva, esse aspecto é a solução que muitas empresas encontraram para garantir a assertividade das suas operações. Criar uma visão única do processo por meio da padronização das tarefas é cada vez mais necessário para obter a tão desejada excelência organizacional.
Além disso, a padronização de processos é muito importante para as igrejas porque garante a melhor forma de executar um trabalho. Contudo, uniformizar os processos não significa engessá-los, mas sim apresentar a maneira que melhor traz os resultados desejados.
As igrejas também precisam ter seus processos bem estabelecidos e os colaboradores precisam entender os processos do início ao fim. Assim, incentivar esta compreensão é interessante para todo mundo: colaboradores ficam mais motivados e gestores passam a dar mais importância à equipe.
Você já sabe que para haver uma ótima gestão eclesiástica, ela precisa ser organizada e pautada em um planejamento, visto que, igrejas com uma ótima gestão sabem para onde estão indo.
Essas igrejas ainda possuem uma declaração de visão e missão, têm estratégias e valores centrais claramente definidos, um cronograma que norteia suas atividades com objetivos e alvos a curto, médio e longo prazo, e um organograma que permite a todos visualizarem como a igreja está estruturada dentro da visão.
Nesse cenário, a capacidade de gerenciar os recursos da igreja com eficácia depende do processo de supervisão das operações da igreja pelo ministério, e isso inclui a supervisão do orçamento do ministério, despesas de capital, conformidade legal e gerenciamento de risco das operações da igreja.
Dessa forma, esse processo de planejamento estruturado permite que a igreja estabeleça metas de desempenho e estabeleça as etapas para cumprir sua missão e propósito.
De forma geral, a padronização dos processos permite:
- Uso correto dos recursos;
- Redução de falhas;
- Aumento da produtividade;
- Facilidade em treinar colaboradores;
- Engajamento dos colaboradores;
- Maior transparência;
- Redução de custos; e
- Automação.
Juntando os 3 aspectos de uma ótima gestão de igrejas, temos:
Quando esses três itens – ferramentas, processos e pessoas – se juntam, você começará a ver como o tempo e os recursos fluem.
Novas tecnologias e sistemas de software poderosos podem ajudar na administração da sua igreja sem esforço. Existem várias soluções de software de gestão de igrejas que o ajudarão a alinhar todos os valores, visão, metas e atividades estabelecidas.
Se você precisa de um sistema para ajudá-lo na gestão eclesiástica, saiba que o Atos6 é a plataforma mais completa para sua igreja viver seu propósito com excelência.
O Atos6 foi fundado e é gerenciado por uma equipe de cristãos, membros e servos engajados com a proclamação e o avanço do evangelho. Criado há 7 anos e baseado no conceito All-in-one, o Atos6 auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
Além disso, auxiliamos as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e saiba como podemos te ajudar!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa Newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Linguagem na igreja | Diferentes públicos, diferentes linguagens