Acessibilidade na igreja: Checklist para tornar a igreja mais acessível

Você considera que se preocupa com a questão da acessibilidade na igreja?
O Relatório Mundial sobre a Deficiência estimou que existiam, em 2011, mais de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo.
No Brasil, o Censo de 2010 do IBGE, totalizou cerca de 45,6 milhões de pessoas que declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Esse número cresce se contarmos as pessoas com mobilidade reduzida, seja ela temporária ou permanente.
Infelizmente, as questões de acessibilidade são raramente, ou nem mesmo levadas em consideração. Porém, os líderes das igrejas devem cuidar para que os templos sejam espaços acessíveis a todos os membros.
A chave para tornar a sua igreja um lugar mais inclusivo e acessível é pensar em todas as barreiras existentes para pessoas com deficiência e abordá-las na fase de planejamento.
Para ajudar, o Atos6 montou um checklist de como tornar a sua igreja mais acessível. Veja:
Checklist para otimizar a acessibilidade na sua igreja
Inicialmente, pense em pessoas com diferentes deficiências que podem participar da sua igreja e as barreiras que eles podem encontrar quando chegar. Em particular, pense nos seguintes pontos e questione:
Estacionamento acessível
Existe algum estacionamento próximo ao templo da igreja? Onde? Uma pessoa com problemas de mobilidade ou fadiga consegue ir do estacionamento até o templo? É extremamente importante que você saiba essas informações.
Inclusive, a acessibilidade na igreja deve estar presente desde as vagas do estacionamento, que precisam ser bem sinalizadas e localizadas próximas à entrada.
Estacionamento com vagas acessíveis
Caminhos externas e internas
Existem barreiras ao longo dos caminhos externos e internos para pessoas que usam bengalas, muletas ou cadeiras de rodas? Os caminhos são sinalizados para deficientes visuais?
Exemplo de piso tátil inadequado
A entrada e saída da igreja devem ser sempre bem distribuídas, com rampas e corrimãos que facilitem o deslocamento.
Acessibilidade na entrada da igreja
Além disso, verifique se as superfícies estão niveladas e estáveis, e, certifique-se de que haja, pelo menos, um caminho de um metro de largura para pessoas que usam cadeiras de rodas ou andadores.
Perceba se há piso direcional, usado para guiar deficientes visuais, e se o percurso possui alguma barreira ou obstáculo.
Placa de sinalização em braille
Ainda, utilize alto-falantes espalhados pelo local, para dar avisos e informações. Invista também em placas e cartazes com letras em tamanho legível e descrição em braille nos corrimãos, próximo às portas e saídas.
Descrição em braille em corrimão
Portas
As portas automáticas estão disponíveis? Caso contrário, certifique-se de manter as portas abertas nos horários de entrada e saída dos membros.
Elevadores
O local possui mais de um pavimento? Há elevadores funcionando?
Certifique-se que haja um pessoal qualificado disponível para ajudá-lo imediatamente com problemas de operação ou serviço, se necessário.
Banheiros
Os banheiros são acessíveis? Há espaço suficiente para uma pessoa com cadeira de rodas ou andador?
Verifique também se existem barras de apoio e se uma pessoa usando cadeira de rodas pode alcançar a pia, sabão e papel toalha.
Além disso, esteja ciente de que algumas deficiências são invisíveis, como sensibilidades químicas, então seja sensível ao uso de produtos de limpeza e aromatizadores de locais.
Configuração do salão
Dentro do espaço da igreja, ajustes simples podem ser feitos, de maneira que, barreiras comuns são eliminadas. Pense no seguinte:
Assentos acessíveis
Para melhorar a acessibilidade na igreja, considere a natureza da deficiência na hora de reservar assentos. Por exemplo, pessoas que dependem da leitura labial precisarão se sentar mais perto do palco ou de um telão.
Lembre-se que nem todos os deficientes físicos precisam ou querem sentar-se em uma área designada apenas para eles. A maioria prefere se sentar onde for conveniente e confortável, com amigos ou colegas.
Assim, pense em “recortes” ou assentos reservados a acompanhantes, com boas linhas de visão e em variados locais.
Assentos reservados
Lanchonetes e cafés
Se nas dependências da sua igreja existir alguma lanchonete ou café, há espaços sem cadeiras nas mesas para aqueles que usam cadeira de rodas? Qual é a altura das mesas?
Observe se as mesas têm a altura adequada para pessoas que usam cadeiras de rodas. Além disso, outro ponto que não pode passar despercebido é se as pernas das mesas não impedem as cadeiras de serem perfeitamente acomodadas.
Referência de mesa acessível a cadeirantes
Exemplo de mesa não acessível à cadeira de rodas
Espaço livre
Como estão distribuídos os corredores? Qual a largura média deles?
Os corredores ou espaços em torno de mesas devem ser suficientes para que haja mobilidade. O recomendado é que a largura do corredor, no mínimo, seja em torno de um metro ou mais.
Largura de um corredor acessível
Cubra cabos ou cordões elétricos que atravessam corredores ou caminhos para que todos possam ir e vir com segurança.
Altar
O altar da sua igreja está preparado para receber alguém com alguma capacidade de locomoção comprometida? Um deficiente visual consegue subir no altar sozinho?
Rampa improvisada
Verifique a altura do microfone e púlpitos ou pódios, e se há como fazer modificações em caso das pessoas estiverem sendo convidadas para o altar. O principal é permitir que a pessoa, e não a deficiência, seja destacada.
Níveis de iluminação
As luzes são ajustáveis para que possa controlar o brilho da sala? Uma boa iluminação ajuda pessoas com deficiência auditiva a ler os lábios ou a se comunicar usando a linguagem de sinais.
Além disso, pouca iluminação pode ser perigosa para qualquer pessoa, especialmente alguém com baixa visão ou que precise andar com auxílio de uma bengala ou andador.
Sendo assim, mantenha as luzes do interior da igreja acesas sempre que possível e forneça faixas luminosas ou uma equipe guia com lanternas se houver pouca iluminação.
Acústica
O salão principal tem um eco alto? Ambientes com eco significativo criam barreiras para pessoas com deficiência auditiva.
A palavra chave para reduzir o eco em ambientes é absorção sonora. Existem alguns materiais que podem diminuir a reverberação, absorvendo o ruído. Nessas situações, tecidos grossos, como cortinas de veludo e tapetes, móveis e objetos de madeira podem ser a solução.
Sermão, discursos e apresentações
Leve em consideração a experiência dos membros. Oriente os pastores, apresentadores e palestrantes a falar devagar, descrever as imagens projetadas na tela durante a apresentação e a usar o microfone de forma que a boca fique visível.
Além disso, um intérprete de língua de sinais pode tornar a sua igreja ainda mais acessível.
Intérprete de língua de sinais em apresentação
Alimentação
Acessibilidade na igreja também envolve a alimentação oferecida em confraternizações, eventos e no cardápio da lanchonete.
Por isso, aposte em comidas mais leves, com menor concentração de açúcar e gorduras, além de comidas sem lactose e glúten, e pratos veganos ou vegetarianos para atender a quem tem esse tipo de alimentação.
Em caso de eventos em estilo buffet, certifique-se de colocar alimentos, bebidas e utensílios a fácil alcance de uma pessoa usando uma cadeira de rodas e forneça canudos dobráveis, bem como alguns copos com alças.
Animais de serviço
A sua igreja estaria apta a receber animais de serviço? Há acesso a uma área de alívio e itens que o proprietário possa precisar para cuidar de seu animal de serviço?
Animais de serviço não são animais de estimação, eles trabalham para facilitar a vida das pessoas com deficiência.
Cães guias
Verifique se há uma área onde esses animais possam fazer suas necessidades. Além disso, os animais de serviço podem ficar com sede. Dessa forma, ter uma tigela de água é uma ótima maneira de fazer com que um membro com um animal de serviço se sinta bem-vindo.
Funcionários e Voluntários
Treine os funcionários e voluntários da igreja acerca da acessibilidade. Um exemplo de treinamento pode ser: “como se comunicar de forma efetiva com um membro com fala limitada” ou, “como interagir com alguém usando um dispositivo de mobilidade?”
Para tornar uma igreja mais acessível, lembre-se de todos os membros, seja sensível às limitações e necessidades deles e respeite a independência das pessoas.
Se preferir, conforme dito no inicio do artigo, considere entrar em contato com grupos de pessoas com deficiência para planejar recursos e soluções ou os convide para avaliar as mudanças que você deve considerar e esteja sempre aberto aos feedbacks.
Uma igreja mais acessível é uma oportunidade de ampliar e melhorar o relacionamento e a vida em comunidade.
Conclusão
Gostou do artigo? Deixe seu comentário! Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.
Agora que já leu conferiu o checklist para tornar a igreja mais acessível, veja nossos artigos sobre Doações, Comunicação, Gestão de Células, Gestão Financeira, Transmissão de cultos online e Tecnologia para igrejas.
Atos6
O Atos6 foi fundado e é gerenciado por uma equipe de cristãos, membros e servos engajados com a proclamação e o avanço do evangelho.
Criado há 7 anos e baseado no conceito All-in-one, o Atos6 auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e saiba como podemos te ajudar!