Gestão de Células: Como é a gestão de células saudáveis e que multiplicam?

No dia 23 de setembro aconteceu o primeiro Atos6 Insights com o Pastor Felipe Freitas, que falou sobre gestão de células, apresentando o caso de sucesso da Igreja Batista Atitude.
Atos6 Insights é um projeto de encontros para falar sobre assuntos importantes para a missão da igreja. No primeiro encontro, a conversa foi ancorada por Bruno Mello, Head de Marketing do Atos6, e foi uma oportunidade incrível de aprender como cuidar melhor das células, ou até mesmo começar a implementá-las na igreja.
Você pode assistir todos os bate papos no canal do Youtube do Atos6. Se você perdeu o primeiro encontro, ou quer revisar o que foi falado, confira as principais ideias e assuntos discutidos entre Bruno Mello e Felipe Freitas.
Igreja em células
Desde seu primórdio até o século IV, a igreja primitiva se reunia, principalmente, nos lares de membros individuais. Esse cenário de igrejas domésticas só mudou quando Constantino começou a construir as primeiras basílicas em todo o Império Romano.
O ministério baseado nas casas era tão comum que, ao longo do livro de Atos, todas as menções a uma igreja local ou a uma reunião da igreja, seja para adoração ou para comunhão, são referenciadas com uma reunião da igreja em um lar.
Dessa forma, baseado na vida de Jesus, que formou 12 discípulos, dos quais 11 foram comissionados a prosseguirem na formação de outros discípulos, as igrejas em célula atuam em prol de resgatar o princípio no qual os cristãos se reuniam de casa em casa, sem anular a tradicional reunião nos templos aos domingos, onde as células se reúnem para celebração.
Início da uma igreja em célula
Freitas pontua que a célula é “a igreja se reunindo em casas, entendendo que o foco principal, depois do culto, é a reunião em casas, exatamente como está em Atos 2.”
Quando questionado sobre as bases teológicas para sustentar a organização da igreja em células ou pequenos grupos, Pr. Felipe contou que o importante é entender que muitos processos envolvem uma certa hermenêutica missiológica no evangelho e que tudo se baseia no novo testamento, que é focado na igreja em casas.
Para Freitas, a célula tem a essência da união para enfatizar a comunhão. “Era tão pura a igreja primitiva, depois foi para Antioquia, e depois a igreja começou a se expandir a todos os lugares da terra, então a gente entende que, de fato, tudo que a gente faz é voltado para a casa. E completou que a pessoa que ainda não conhece a Deus tem um encontro com Jesus em um ambiente confortável, e assim se sente abençoada.
A igreja em casa se expandiu para todos os lugares do mundo. Nesta pandemia, quando a igreja, infelizmente, teve de fechar, muitas pessoas tiveram que deixar de receber pessoas em casa, mas a célula, mais do que nunca, foi para dentro de casa, a igreja foi para dentro da casa das pessoas com as células online. Hoje, a célula é a igreja.
O desafio da igreja em células
Primeiramente, uma igreja que tem células e uma igreja em células são diferentes.
Em uma igreja em células, o foco é o evangelismo através das células. No padrão de uma igreja normal, primeiro a pessoa vai no culto e depois ela vai na célula. No caso da igreja em células, é o inverso, primeiro ela vai na célula e depois ela vai no culto.
Assim como no formato normal, nas igrejas em células, os ministérios existem e são fundamentais. Em uma igreja normal, que tem células, os ministérios e células trabalham simultaneamente. Entretanto, em uma igreja em células, o papel dos ministérios é de dar suporte para as células.
Felipe Freitas expressou o desafio constante que é a igreja em células, onde em toda célula, o líder é desafiado a evangelizar semanalmente. A célula é, então, um organismo vivo, onde acontece a evangelização e integração do novo membro.
Freitas contou que na Igreja Batista Atitude, o líder recebe o contato, usa a ferramenta do Atos6 para ter um controle e análise mais elaborada para saber se aquela pessoa está sendo bem discipulada e bem cuidada.
Como começar o modelo de organização celular
Hoje, a Igreja Batista Atitude tem mais de 1.000 células e quando questionado sobre o que é necessário para começar o modelo de organização celular, Freitas respondeu que o segredo é: “o pastor presidente precisa comprar a visão, ele precisa se apaixonar pela visão.”
O pastor presidente é o fator principal para a implementação de uma igreja em célula. Para Freitas, o pastor sênior precisa ter uma célula e amar essa visão, pois só assim ele vai comprar essa ideia e toda a igreja vai seguir esse caminho.
Por isso que, para ele, terceirizar a gestão da visão para um pastor auxiliar não dá certo. Se o desejo é ter células como mais um ministério na sua igreja, a terceirização talvez funcione mas, segundo Freitas, se o desejo é uma igreja com organização celular, o pastor sênior tem que ser o mais apaixonado por essa visão.
Quando a igreja decide se basear em células, ela precisa respirar isso. Na igreja Batista Atitude, Freitas contou que, semanalmente, os líderes têm que reportar a condição de cada membro da célula para que o pastor sênior acompanhe.
A primeira célula de uma igreja é chamada de Célula Protótipa. Freitas deu a dica das células começarem a ser feitas em sessões, com testemunhos da vida dos irmãos, dos batismos e evidenciando a célula com o mais importante: o evangelismo.
Multiplicação de células
Quando questionado sobre saber qual é a hora adequada da célula se multiplicar, Freitas deixou claro que a multiplicação não deve acontecer quando a célula está com um número grande pessoas, mas sim, quando se tem um líder pronto para pastorear uma nova célula.
“Células estão prontas para multiplicar não pela quantidade de pessoas, mas pela existência de um novo líder.” E um dos fatores que impedem as células de se multiplicar são os líderes centralizadores. A células “tem que sair do meu para o nosso.”
Formação de líderes
Quando o assunto é formação de novos líderes, muitos acreditam que alguém só pode se tornar líder quando faz o seminário mas, para Freitas, os nossos melhores líderes, os líderes que mais se multiplicam no mundo, são aqueles que são mais novos na fé.
Formar líderes é um processo difícil, mas o segredo está no discipulado. O que uma pessoa precisa ter para ser um líder de célula, segundo Freitas é:
- Caráter
- Disponibilidade
- Vida com deus
Existem pessoas que nascem com a característica da liderança, mas como qualquer outra habilidade, a liderança pode ser aprendida e todo mundo pode ser líder.
Filipe Freitas ainda deixou o seguinte recado: “Pastores, acreditem nas ovelhas.”
Erros cometidos na implementação da célula
Pr. Freitas acredita no Sacerdócio universal: “Cada crente é um ministro, cada casa é uma igreja” e que a célula é para falar do amor de Deus e comunicar o evangelho. Ao falar de erros cometidos na implementação da célula, Freitas listou o que deve ser evitado:
- Achar que a pessoa tem que ter grandes bases teológicas para liderar uma célula;
- Achar que tem que ser uma pessoa perfeita para implementar uma visão;
- Não falar sobre células entre as identificações e comunicação da igreja; e
- Querer resultados rápidos.
O que pode ser feito quando uma célula não cresce ou tem dificuldades de levar visitantes?
O maior gargalo da visão chama-se supervisão, que é o motor que vai fazer com que as células deem certo. Freitas acredita que todo ser humano tem tanques emocionais. As pessoas precisam de aceitação, encorajamento, pertencimento. Por isso, não adianta só multiplicar, é preciso multiplicar e toda semana fazer visitas, mostrar para as pessoas como essa visão vai funcionar.
Principais recomendações para uma célula de sucesso
Felipe Freitas deu algumas recomendações para uma célula de sucesso, e elas são:
- O líder é o evangelizador, quem injeta a visão no coração das pessoas;
- As pessoas só aprendem por aquilo que é demonstrado;
- A célula não pode ser muito demorada;
- Muita oração e interatividade, e;
- Deixar com gosto de quero mais.
Então, um líder que reúne as pessoas, faz uma célula rápida com muita oração, comunhão, evangelismo e interatividade e deixa com um gostinho de quero mais está no caminho certo.
Princípio da integração
A integração da célula é a base para a mudança de pessoas. Para Freitas, as maiores personalidades do mundo já participaram de uma igreja, e citou nomes como Katy Perry, Whitney Houston e Michael Jackson. Muitas pessoas acham que essas personalidades foram embora da igreja por causa do pecado mas, na verdade, elas abandonaram porque não se sentiram inseridas dentro de uma igreja.
E as células, então, têm esse poder de integrar pessoas. “Se esses artistas estivessem em uma igreja que tem célula, onde o líder abraça as pessoas, faz uma integração com elas, essas pessoas iriam mudar o mundo.”
Para Freitas, existe uma relação do crescimento da igreja com o modelo celular, uma vez que “ovelha sadia, cria.”
Veja a entrevista completa no canal do Youtube do Atos6. Pastor Filipe ainda falou de assuntos como:
- Que tipo de estudo e trabalho deve-se fazer para começar uma célula;
- Qual material usar para formar mais líderes;
- Como mensurar a saúde de uma célula; e
- Como a Igreja Batista Atitude chegou a 1.000 células.
Por fim, Pr. Freitas respondeu a questão sobre quando é necessário pensar em uma plataforma para a gestão de células e para ele a resposta é: “A plataforma é necessária no começo, meio e toda a vida.”
Com a plataforma Atos6, Freitas contou que consegue saber:
- quantas pessoas aceitaram Jesus em determinada data;
- onde elas estão;
- quem está cuidando delas; e
- qual o histórico dessas pessoas.
Além disso, os dados são atualizados toda semana e enviados para o pastor sênior e, com o Ato6, o relatório pode ser enviado em menos de 30 segundos. Freitas ainda completou: “Só consigo enxergar o meu cuidado com o Atos6”.
Já conhece o Atos6?
O Atos6 foi fundado e é gerenciado por uma equipe de cristãos, membros e servos engajados com a proclamação e o avanço do evangelho.
O Atos6 auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e saiba como podemos te ajudar!
O Atos6 é a plataforma completa para sua igreja viver seu propósito com excelência!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário! Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.
Aproveite e veja nossos artigos sobre Doações, Comunicação, Gestão de Células, Gestão Financeira, Transmissão de cultos online e Tecnologia para igrejas.