As novas regras para o crescimento da igreja em um mundo pós-pandemia

Se o crescimento da igreja é o seu objetivo – você está no lugar certo. Este artigo vai te ajudar a entender a melhor maneira de medir o crescimento da igreja.
Para iniciar, você deve considerar isto: o mundo está passando pela maior mudança de comunicação dos últimos 500 anos, e esta mudança está sendo acelerada por uma pandemia global.
Agora, mais do que nunca, precisamos de maneiras precisas de avaliar nossas igrejas. Então confira este artigo do Atos6 com as novas regras para o crescimento da igreja em um mundo pós-pandemia.
As 5 regras de crescimento da igreja
À medida que começamos a navegar nas águas desconhecidas do ministério, em um mundo pós-pandemia, precisamos de clareza. A seguir você descobrirá as cinco regras de crescimento da igreja.
Regra #1: NÃO supervalorize a frequência à igreja
A primeira regra para medir o crescimento da igreja em um mundo pós-pandemia começa com uma pergunta:
O que minha igreja está realmente tentando realizar?
Cada igreja que segue a Cristo deve ter 3 objetivos:
- Amar a Deus;
- amar os outros; e
- fazer discípulos.
A frequência dos membros é uma maneira muito ruim de avaliar o crescimento da sua igreja, uma vez que existem dois meios de fazer sua igreja crescer:
- Crescimento interno: Sua congregação existente cresce em sua capacidade de amar a Deus, amar os outros e fazer discípulos.
- Crescimento externo: Novas pessoas se unem à sua congregação e crescem em sua capacidade de amar a Deus, amar os outros e fazer discípulos.
Obviamente, a frequência da membresia à igreja lhe dirá se as pessoas estão participando das celebrações, e também pode oferecer uma visão sobre o crescimento interno. Entretanto, esse número não responde se as pessoas que já frequentam sua igreja estão se tornando mais parecidas com Jesus.
Porque se a membresia não está mais parecida com Jesus, tudo o que você tem é uma congregação de espectadores passivos.
Regra #2: ADOTE um modelo híbrido de ministério
Você se lembra de quando assistir a filmes significava alugar DVDs? Também se lembra de quando precisava revelar as fotos que eram tiradas? Pois é, isso não foi a muito tempo.
Durante esses dias de isolamento social, com a impossibilidade de as igrejas realizarem suas celebrações em seus templos, ficou mais clara a importância de evangelizar através da internet, e as igrejas começaram a migrar para o digital.
Antes da pandemia, nossas igrejas estavam em um estado de desequilíbrio. Porque, por décadas, elas estavam concentradas em excesso a apenas 2 horas de culto, negligenciando as outras 166 horas por semana.
No futuro, se desejamos servir nossas igrejas de forma holística, o ministério offline e o ministério online precisarão existir em paralelo, trabalhando em harmonia e deixando claro que nenhum dos dois pode substituir o outro.
Um dos diferenciais entre as igrejas em crescimento e com visão de futuro é o uso da tecnologia. Então, experimente as novas tendências e veja como elas podem ajudar sua igreja a espalhar a palavra de Deus e criar novos líderes de ministério em todo o mundo.
Regra #3: FAÇA o acompanhamento da membresia
Como anda o acompanhamento com os membros atuais e novos da sua Igreja?
O acompanhamento entre pastores, membros, novos membros e visitantes é necessário para o aconselhamento espiritual, além de ser uma das regras para o crescimento da igreja em um mundo pós-pandemia.
E quando falamos de novos convertidos, uma das primeiras missões da igreja é acolher esses novos membros e visitantes. Acompanhar, explicar e ajudar o recém chegado à comunidade é um fator de suma importância e tem um grande significado para o novo convertido.
Uma vez que o visitante é recepcionado, orientado e conduzido aos passos necessários para firmar sua vida com Cristo e na Igreja, fica claro que a sua igreja é uma igreja generosa e que está externamente focada no mundo e na comunidade, causando uma ótima primeira impressão nos novos visitantes e promovendo a marca da igreja baseada na generosidade.
Uma igreja que faz a gestão de membresia consegue, através de uma plataforma como o Atos6, reunir dados importantíssimos sobre os membros e,assim, conhecer, cuidar e desenvolver seu rebanho.
Regra #4: APRIMORE a comunicação
A comunicação é a força vital da igreja e a base da sua missão. Por isso, para o crescimento da igreja em um mundo pós-pandemia, a comunicação deve ser constantemente aprimorada.
A tecnologia pode ajudar sua igreja a se comunicar por diversos canais, compartilhando a fé cristã, alcançando almas e evangelizando através das mídias sociais, site e aplicativo próprio.
Hoje, é possível transmitir a mensagem da sua igreja através de:
- Blogs;
- site;
- podcasts;
- e-Books;
- vídeos;
- gráficos;
- grupos online;
- fotos;
- artigos;
- infográficos;
- boletins eletrônicos;
- guias de instruções;
- revistas eletrônicas;
- aplicativos.
Para o crescimento da igreja em um mundo pós-pandemia, sua congregação não pode transmitir mensagens aleatórias. Neste quesito, a tecnologia pode ajudar sua igreja a compartilhar Jesus de maneira altamente pessoal e personalizada para o mundo.
Regra 5#: OFEREÇA diferentes formas de arrecadação de ofertas e dízimos
As pessoas estão, cada vez mais, carregando menos dinheiro com elas. Com o advento dos cartões de crédito, o dinheiro não é mais a forma mais conveniente de moeda.
Portanto, se a cesta de ofertas é a única ou principal maneira com a qual os membros ofertam na sua igreja, você está criando um atrito entre o desejo de doar e a capacidade de fazê-lo.
Se a sua igreja ainda não usa software de doação online como forma de coletar os dízimos e as ofertas da membresia, então ela pode estar perdendo oportunidades importantes de arrecadação de fundos.
Clique no link se quer saber mais sobre o meio de pagamento ideal para igrejas.
Conclusão
Esperamos que tenha gostado do artigo. Agora que você já leu e conheceu as novas regras para o crescimento da igreja em um mundo pós-pandemia, saiba que nós do Atos6 estamos mobilizados em ajudar você nesta época desafiadora para a Igreja.
Aproveite e veja nossos artigos sobre Doações, Comunicação, Gestão de Células, Gestão Financeira, Transmissão de cultos online e Tecnologia para igrejas.
Atos6
O Atos6 foi fundado e é gerenciado por uma equipe de cristãos, membros e servos engajados com a proclamação e o avanço do evangelho.
Criado há 7 anos e baseado no conceito All-in-one, o Atos6 auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
O Atos6 possui mais de 350 mil usuários espalhados pelo país e auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
O Atos6 é a plataforma completa para sua igreja viver seu propósito com excelência! Quer saber mais? Fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.