Tecnologia para igrejas: O que considerar antes de tomar essa decisão

Que as palavras “igreja” e “inovação” estão reunidas há muito tempo, não é novidade. No entanto, com o impacto da pandemia de coronavírus, ficou nítido para os líderes da igreja como eles precisam inovar: daí a grande importância da tecnologia para as igrejas.
Considerando tudo o que ela representa , a igreja deve estar ativamente envolvida com a inovação no que se refere ao ministério e à missão. Transmitir serviços da igreja on-line ou realizar algum tipo de ministério em uma plataforma digital pode ser algo novo para algumas igrejas, mas essa tecnologia já existe há algum tempo.
Geralmente, observamos ao menos uma das quatro reações quando pastores e líderes da igreja ouvem a palavra “igreja” e “inovação” numa mesma frase:
- Apreensivo, porque eles não sabem inovar;
- Indignado, porque eles não acham que a igreja precisa ser inovadora;
- Em êxtase, porque eles estavam esperando uma oportunidade de inovar, ou;
- Teimoso, porque eles não acreditam que precisam inovar.
Nós, do Atos6, acreditamos que é nossa responsabilidade, junto com as igrejas, a ajudar pessoas a descobrir seus dons e sua missão, para que possam crescer nessa área.
Dessa forma, para ajudar pastores, líderes e membros da igreja navegarem por esse período de adaptação, preparamos um artigo sobre tecnologia para igrejas: O que considerar antes de tomar essa decisão. Confira!
Tecnologia para igrejas: por que trazer a inovação para o seu ministério
Existem diversas formas da tecnologia servir de instrumento de evangelização e discipulado e para aprimorar e facilitar processos.
Aliás, a tecnologia é uma ótima oportunidade para as igrejas se envolverem melhor com seus membros. Das mídias sociais ao aplicativo próprio, a tecnologia pode resultar em melhor crescimento e evangelização.
A evolução da tecnologia permitiu acelerar a tradução da Bíblia para vários idiomas, além de facilitar o processo de distribuição de exemplares impressos e digitais. Através da internet, a igreja pode se comunicar com o mundo quase que instantaneamente.
Quando uma igreja segue as tendências tecnológicas, ela está ampliando:
- Qualidade de pastoreio;
- comunicação e engajamento com os membros;
- alcance dos ensinamentos;
- qualidade e interatividade dos cultos e celebrações;
- eficiência em gestão.
Se você é novo no nosso blog, clique aqui e descubra como a tecnologia pode ajudar sua igreja. Aproveite e veja também nosso artigo com as 7 razões para considerar a igreja online.
A tecnologia oferece meios que permitem às organizações religiosas alcançarem audiências mais amplas e se organizarem de forma eficaz e otimizada, expandindo o ministério, interagindo com os cristãos, estimulando a participação, aprendizado e compartilhamento do evangelho e valores de Jesus.
Assim, à medida que a igreja cresce, ela precisa de ajuda para gerenciar suas equipes, finanças, eventos, células, cursos e elementos de serviço. Dessa forma, a tecnologia pode ajudar sua igreja com softwares para centralizar as informações, unindo uma base de dados para tomada de decisões e execução de atividades.
Com a tecnologia também fica muito mais fácil de incentivar o engajamento entre seus membros e a comunidade em geral. Uma igreja com presença ativa no mundo digital tem envolvimento real com a vida das pessoas, levando o evangelho a elas, em vez de esperar que elas venham ao seu encontro.
O que você precisa considerar antes de tomar essa decisão
O ano de 2020 começou bem movimentado. O mundo está mudando mais rápido do que nunca e as igrejas precisam se adaptar se quiserem alcançar pessoas para o Reino de Deus.
Se você está levando em consideração trazer inovação a sua igreja, aqui está uma lista de perguntas que você pode fazer antes, durante e depois da implementação de inovações e tecnologias:
- O que a palavra de Deus ensina sobre essa área?
- Essa inovação ou tecnologia poderia distorcer nossa compreensão do que a palavra de Deus ensina?
- Por que estamos querendo implementar essa nova inovação ou tecnologia?
- De que maneira acreditamos que essa nova inovação ou tecnologia aumentará nossa capacidade de participar da missão de Deus?
- A identidade de nossa igreja está mais enraizada em “como” fazemos igreja ou “porque” somos a igreja?
- O que estamos fazendo atualmente na forma de métodos, modelos ou estilos que trazem eficácia no desenvolvimento da obra do ministério?
- O que nos assusta ao criar, adotar ou integrar essas novas tecnologias em nossa igreja?
- Quais ferramentas são necessárias para cumprir o propósito da igreja com excelência?
Você já conhece o Atos6?
Nascido em 2013 e batizado devido ao capítulo 6 do livro de Atos, que relata os primeiros problemas administrativos da igreja primitiva, a plataforma permite melhorar a gestão da instituição cristã e o relacionamento com seus membros.
Baseado no conceito All-in-one, o Atos6 possui mais de 350 mil usuários espalhados pelo país e auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
O Atos6 é a plataforma completa para sua igreja viver seu propósito com excelência!
Quer saber mais? Fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.
Esperamos que tenha gostado do artigo. Agora que você já leu o artigo sobre tecnologia para igrejas: O que considerar antes de tomar essa decisão, saiba que nós, do Atos6, estamos mobilizados em ajudar você nesta época desafiadora para a Igreja. Confira alguns artigos já produzidos:
- Conheça as Alternativas para as igrejas diante do Coronavírus;
- Saiba como as igrejas devem agir diante do Coronavírus;
- 10 razões para sua igreja priorizar a doação on-line;
- 6 tendências tecnológicas para igrejas;
- 10 principais motivos pelos quais sua igreja precisa ter um site;
- 6 motivos para evangelizar através da internet;
- Saiba como manter a membresia engajada
- Saiba o que a igreja deve fazer durante a quarentena
- Qual o maior problema da sua igreja? Financeiro, Gestão de Célula ou Comunicação?
- Dízimos e ofertas online: 12 motivos para você implementar
- Como as doações on-line podem ser resolvidas de maneira integrada
- Saiba porque realizar cultos presenciais com inscrições online
Embora a pandemia de coronavirus seja uma situação desafiadora, estamos aqui para fornecer suporte e recomendações sobre como a igreja pode continuar suas atividades.
Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o conteúdo atualizado.
Veja também os estágios da igreja digital e saiba qual é o seu.